Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Rajoy suspende visita a Angola por causa da Catalunha

22 mar, 2018 - 15:24

Possível eleição do novo presidente do governo regional catalão levou Mariano Rajoy a adiar a visita a Luanda.

A+ / A-

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, suspendeu, à última hora, uma visita a Angola por causa da situação na Catalunha.

A deslocação estava marcada para o fim de semana, mas a possível eleição do novo presidente do governo regional catalão levou Rajoy a adiar a visita.

O jornal “Expresso” noticiou, recentemente, que as autoridades de Angola não iriam participar na cimeira empresarial luso-angolana marcada para dia 27 deste mês, em Lisboa, para receber o presidente do Governo espanhol. De acordo com a fonte ouvida pelo semanário, a decisão de cancelar a cimeira com Portugal deveu-se à Operação Fizz num alegado caso de corrupção.

O presidente do Parlamento da Catalunha convocou para esta quinta-feira, às 16h00, a sessão de investidura de Jordi Turull como presidente da Generalitat, governo regional.

Roger Torrent criticou as ingerências de que o Parlamento estará a ser alvo e, em vez de iniciar contactos formais com os partidos da região, fez telefonemas e avançou com o nome de Turull.

A cerimónia foi antecipada depois de um juiz do Supremo ter convocado seis dirigentes independentistas, incluindo Turull, a comparecerem em tribunal para conhecerem as respetivas medidas de coação.

Os dirigentes catalães independentistas temem que estes seis elementos sejam detidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+