Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha volta a tentar eleger presidente

21 mar, 2018 - 22:18

Jordi Turull, que corre o risco de ser preso na sexta-feira, é a terceira opção para o cargo. Votação está marcada para as 16h00 desta quinta-feira.

A+ / A-

O presidente do Parlamento da Catalunha convocou para esta quinta-feira, às 16h00, a sessão de investidura de Jordi Turull como presidente da Generalitat, governo regional.

Roger Torrent criticou as ingerências de que o Parlamento estará a ser alvo e, em vez de iniciar contactos formais com os partidos da região, fez telefonemas e avançou com o nome de Turull.

A cerimónia foi antecipada depois de um juiz do Supremo ter convocado seis dirigentes independentistas, incluindo Turull, a comparecerem em tribunal para conhecerem as respetivas medidas de coação.

Os dirigentes catalães independentistas temem que estes seis elementos sejam detidos.

O nome de Jordi Turull, antigo porta-voz do anterior governo regional, terá de conseguir a maioria absoluta dos votos (68) no parlamento catalão.

O bloco independentista tem 70 deputados, mas a CUP (que tem quatro deputados) já ameaçou abster-se. Se for necessária segunda votação, bastará maioria simples.

Carles Puigdemont, exilado na Bélgica, e Jordi Sànchez, deputado que está detido e renunciou ao cargo, eram as primeiras escolhas para a presidência do governo regional saído das eleições de 21 de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+