A+ / A-

Seca não vai aumentar preço do pão

21 fev, 2018 - 20:34

Associação de Comércio e Indústria da Panificação lembra que esmagadora maioria dos cereais vem do estrangeiro.

A+ / A-

O pão em Portugal não vai ficar mais caro, segundo as contas do presidente da Associação de Comércio e Indústria da Panificação (ACIP).

José Francisco Silva explicou na Renascença que o pão não vai ficar mais caro em Portugal por causa da seca.

“Os cereais produzidos em Portugal têm uma afetação diminuta na construção do preço da farinha que usamos nas nossas indústrias. Uma grandíssima percentagem dos cereais que formam o lote são importados e, portanto, não vai haver uma consequência direta entre esta seca e um possível aumento da farinha”, disse.

O Instituto Nacional de Estatística antecipou uma redução da área de cultivo para os cereais de inverno para um mínimo histórico nos últimos 100 anos.

Em Portugal, como em vários outros países da Europa Central, a chuva será cada vez menos abundante, diz a comunidade científica.

E, segundo o meteorologista Costa Alves, é preciso que sejam criadas estratégias para fazer face a essa situação.

Este especialista diz que Portugal já está atrasado na tarefa de criar um plano nacional de combate à seca, um plano que devia ter várias frentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+