A+ / A-

Diocese de Bragança-Miranda vai ter centro de atendimento temporário

23 fev, 2018 - 15:59 • Olímpia Mairos

A Cáritas de Bragança quer ser resposta concreta para situações de risco e contribuir para a inclusão das pessoas na sociedade. No concelho, existe apenas uma resposta social de CAT, com capacidade para 12 pessoas.

A+ / A-

A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda vai avançar com um Centro de Atendimento Temporário para dar resposta à população em risco.

A nova resposta social destina-se a “vítimas de desalojamentos pelas mais variadas razões, vítimas de violência doméstica, sem abrigo, ex-reclusos, reclusos em precária, jovens que deixam lares de infância e juventude sem suporte familiar, doentes mentais que saem dos hospitais psiquiátricos, pessoas que se encontram em respostas institucionais, tendo em vista o encaminhamento para a resposta social mais adequada”, explica à Renascença, a vice-presidente da Cáritas, Joaquina Tomé.

Trata-se de um projeto inovador, com capacidade para 24 pessoas, que vai nascer nas atuais instalações da Cáritas de Bragança, que vão sofrer obras de adaptação e que tem “parecer positivo do Conselho Local de Ação Social do concelho de Bragança”.

Em todo o concelho de Bragança, existe apenas uma resposta social de CAT, com capacidade para 12 pessoas.

“Há muita necessidade de uma resposta mais abrangente, porque o CAT que existe não consegue dar resposta a todas as solicitações e a todas as necessidades existentes”, realça Joaquina Tomé, adiantando que a nova resposta da Cáritas “assumirá a responsabilidade de oferecer resposta a casos na proximidade da sua implantação, mas também, dado ser uma resposta social temporária, poderá oferecer resposta a todo a Concelho de Bragança e concelhos do distrito de Bragança”.

Sempre na linha da caridade, a Cáritas de Bragança, com o centro de acolhimento temporário, quer ser resposta concreta para situações de risco e contribuir para a inclusão das pessoas na sociedade. Se tudo correr como previsto, o projeto iniciará após a deslocalização das atuais respostas sociais da instituição para o novo equipamento “Casa Cáritas”.

Casa Cáritas para acolher todas as valências da instituição

É um grande projeto que vai concentrar todos os serviços prestados pela instituição da Igreja da diocese de Bragança-Miranda.

A casa Cáritas vai ser construída num terreno doado pela autarquia de Bragança e vai permitir “alargar a capacidade de resposta da instituição”.

O novo equipamento, cujas obras estão prestes a arrancar, “permitirá instalar todas as atuais respostas sociais – creche, jardim-de-infância/pré-escolar, centro de dia/convívio e o atendimento social”.

“É uma obra de grande envergadura, que representa um grande investimento, e nos vai permitir alargar a nossa ação caritativa de apoio à sociedade mais desfavorecida”, diz Joaquina Tomé.

A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda vai celebrar a Semana Nacional da Cáritas, de 26 de fevereiro a 4 de março de 2018, com várias iniciativas, com destaque para a apresentação do projeto “Casa Cáritas”, o peditório e um concerto e jantar solidário.

Estão também previstas conferências, vários momentos musicais e a apresentação do Serviço Diocesano das Migrações e da Minorias Étnicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+