Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Frio em Lisboa: 1.000 refeições servidas e 385 pessoas atendidas na Graça

09 fev, 2018 - 11:45

Plano de contingência para proteger os sem-abrigo está ativado desde segunda-feira.

A+ / A-

O vereador da Educação e Direitos Sociais do Município de Lisboa revelou que 385 pessoas foram atendidas, desde segunda-feira, no centro de acolhimento para sem-abrigo instalado devido ao frio no pavilhão desportivo da Graça.

Segundo Ricardo Robles, foram servidas cerca de 1.000 refeições, facultados 140 banhos na zona de balneários e distribuídas 1.700 peças de roupa.

"Houve ainda vários encaminhamentos para alojamento e alguns para hospitais, nomeadamente cinco pessoas que tiveram necessidade de atendimento hospitalar", acrescentou o autarca, explicando que num dos casos a pessoa tinha um índice de diabetes de risco.

A autarquia instalou este centro de acolhimento no pavilhão da Graça por causa das baixas temperaturas que se fizeram sentir sobretudo até hoje, com valores mínimos a rondar os 3 graus em Lisboa.

Uma vez que a previsão meteorológica aponta para uma pequena subida das temperaturas mínimas, o plano de contingência entra numa outra fase, durante a qual o centro será desativado neste pavilhão e será reforçada a distribuição de comida e bebidas quentes pelas equipas de rua em Lisboa.

"A fase amarela vai ser suspensa hoje, passa a fase azul, com reforço de distribuição de comida e bebidas quentes na rua e o reforço das equipas de rua também com agasalhos e roupas quentes para manter o acompanhamento das pessoas em situação de sem-abrigo", explicou o vereador.

O plano de contingência da Câmara de Lisboa para proteger os sem-abrigo do frio tinha sido ativado às 19h00 de segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+