Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Souto de Moura desenha capela para pavilhão da Santa Sé na Bienal de Veneza

25 jan, 2018 - 12:08 • Ecclesia

Arquitecto português fica associado desta forma à primeira presença do Vaticano nesta iniciativa.

A+ / A-

O arquitecto português Eduardo Souto de Moura, vencedor de um prémio Pritzker, é um dos dez convidados pela Santa Sé para a conceção do seu primeiro pavilhão na Bienal de Arquitectura de Veneza.

O Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) anuncia, em comunicado, que o Vaticano vai marcar presença na 16ª edição da mostra internacional, de 26 de Maio a 25 de Novembro deste ano, com um pavilhão na ilha de San Giorgio Maggiore.

A participação inédita vai ser feita através da construção de dez capelas projectadas por arquitectos de diversas partes do mundo.

A inspiração para o pavilhão da Santa Sé será a “Capela no Bosque”, construída em 1920 por Gunnar Asplund no cemitério de Estocolmo.

O projeto é promovido diretamente pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, com curadoria de Francesco Dal Co, historiador italiano de arquitectura.

“Dez arquitectos de comprovada experiência e com formações diferentes, foram convidados a propor e realizar cada um uma capela, usando diferentes materiais”, assinala a nota divulgada pelo organismo da santa Sé.

No projecto e na realização das estruturas vai ser tida em consideração a possibilidade de reutilizar as capelas depois da exposição.

Os arquitectos da Itália, Espanha, Portugal, Reino Unido, EUA, Austrália, Brasil, Japão, Chile, Sérvia e Paraguai são chamados a apresentar capelas “isoladas, colocadas num ambiente natural e abstracto, metáfora do peregrinar da vida”.

A apresentação oficial do projecto da Santa Sé e dos arquitectos participantes vai decorrer em Abril, na sala de imprensa do Vaticano.

Segundo o site especializado “Archdaily”, os outros arquitectos convidados são Carla Juaçaba, Brasil; Smiljan Radic, Chile; Javier Corvalán, Paraguai; Eva Prats & Ricardo Flores (Flores & Prats), Espanha; Sean Godsell, Austrália; Norman Foster, Reino Unido; Andrew Berman, Estados Unidos da América; Teronobu Fujimori, Japão e Francesco Cellini, Itália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+