Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bragança-Miranda. Diocese lança "diário" da visita pastoral de D. José Cordeiro

03 jan, 2018 - 12:00 • Olímpia Mairos

Livro recorda os quatro anos de visita pastoral de D. José Cordeiro pela diocese. Uma peregrinação por um vasto território que “abriu para muita esperança e desafios”. O prelado visitou as 326 paróquias, num total de 545 comunidades.

A+ / A-

A diocese de Bragança-Miranda acaba de publicar um livro que assinala a conclusão do projecto pastoral do quinquénio 2012-2017, assente no tema “(Re)partir de Cristo nos caminhos da Missão”.

“Para mostrar os mistérios de Cristo/Um diário da Visita Pastoral” integra a colecção Domus Ecclesiae e retrata os quatro anos da primeira visita pastoral de D. José Cordeiro às 326 paróquias, num total de 545 comunidades cristãs dispersas pelos quatro arciprestados, numa área geográfica de 6.598,5 quilómetros quadrados.

Segundo D. José Cordeiro, esta visita pastoral veio “ajudar a ter um conhecimento mais próximo, mais vivo e mais real do todo que constitui a Igreja no Nordeste Transmontano” e “abriu para muita esperança, para muitos desafios”.

“Nos muitos e muitos encontros havidos convosco, admirei especialmente a fé, a esperança e a caridade”, sublinha D. José, testemunhado que na diocese “há um potencial enorme, um dinamismo e há muito para fazer.”

“Estivemos juntos, escutámos juntos a Palavra de Deus; reflectimos juntos, rezámos juntos e, juntos, decidimos os passos a realizar para incutir novo vigor às nossas comunidades e um novo impulso sinodal e missionário a toda a nossa Igreja diocesana”, realça o prelado.

D. José Cordeiro iniciou a visita pastoral à diocese em 30 de Setembro de 2012, em Celas (Vinhais), quase um ano após a sua ordenação episcopal, e concluiu-a em 24 de Julho de 2016, no Santuário diocesano de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas, Vila Flor.

Em cada ano pastoral visitou um arciprestado (2012/2013 - Bragança; 2013/2014 - Miranda; 2014/2015 - Mirandela; e 2015/2016 - Moncorvo).

A obra “Para mostrar os mistérios de Cristo/Um diário da Visita Pastoral” conta, na capa, com um original do Mestre José Rodrigues e está disponível nos serviços da Cúria Diocesana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+