Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo e o impasse na Autoeuropa: "Que não se corra o risco de aventuras"

21 dez, 2017 - 17:54

Presidente da República defende importância da manutenção da paz social na fábrica de Palmela.

A+ / A-

A Autoeuropa precisa de paz social e não deve "correr o risco de aventuras", apelou esta quinta-feira o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa falava na cerimónia de apresentação de boas festas do Governo ao chefe de Estado.

Sem nunca referir o nome da Autoeuropa, o Presidente manifestou a sua grande preocupação ao primeiro-ministro pela situação na empresa que mais contribuiu para o PIB do país.

“Os portugueses percebem que há empresas que pela sua importância, o emprego que envolvem até noutras empresas, pelo prestigio internacional, são empresas em que é importante que haja paz social. Que não se corra o risco de aventuras”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O apelo do Presidente acontece numa altura em que administração e trabalhadores da Autoeuropa mantêm um braço-de-ferro por causa dos novos horários.

As negociações continuam, mas vários plenários de trabalhadores aprovaram, quarta-feira, as datas para uma possível greve de dois dias, a 2 e 3 de Fevereiro.

Na sua mensagem, o Presidente da República prometeu "solidariedade institucional" ao Governo, elogiou o comportamento dos portugueses face às tragédias deste ano e disse que o povo quer "estabilidade política e financeira".

“A sensatez do povo português foi essencial em 2017. É importante sentirem que os que têm responsabilidade política estão próximos deles. Essa ligação é fundamental”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

O primeiro-ministro, António Costa, aproveitou a ocasião para anunciar que o défice orçamental vai ficar "abaixo de 1,3%" em 2017, melhor do que os 1,4% previstos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antirouge
    23 dez, 2017 Setúbal 21:45
    O risco já estão a correr e parece não desistirem, enquanto as leis permitirem partidos meter a colher dentro dos sindicatos a situação não vai melhorar nem para empresas nem para trabalhadores!.
  • F. Almeida
    21 dez, 2017 Porto 22:55
    Marcelo ja' chateia!. Se esta' preocupado com a Autoeuropa porque é que não vai la' dar-lhes um abraço e tirar umas selfisinhas?
  • Filipe
    21 dez, 2017 évora 18:32
    Os meus impostos vão para essa empresa produzir a custo zero e ainda do rendimento das vendas , pagarem altas regalias aos funcionários de luxo que tem empregados . Por vontade de muitos até sem saírem da cama queriam salários ...

Destaques V+