Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cartão de cidadão. Esqueça o leitor, agora só precisa do telemóvel

07 dez, 2017 - 06:42

O documento de identidade completa 10 anos. Numa década já foram emitidos 20,1 milhões de cartões.

A+ / A-

Já é possível aproveitar melhor as potecialidades do cartão de cidadão, como por exemplo, alterar a morada de residência online. Até agora, para o fazer tinha de ter um leitor, mas actualmente basta associar o seu documento de identificação ao telemóvel.

Esta é uma das novidades reveladas ao "Jornal de Notícias" pela secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.

O cartão do cidadão foi emitido pela primeira vez há 10 anos. Uma década depois, há serviços e funcionalidades melhorados.

"Ao associar o meu telemóvel, já não necessito de ter um leitor para usar a parte electrónica do meu cartão", explica.

A governante acredita que a medida vai permitir incrementar a utilização dos serviços públicos online. "Temos 20 milhões de cartões emitidos. Na prática, a maioria dos portugueses já fez, pelo menos, uma renovação. Mas só 17% possuem a assinatura electrónica activada, o que é baixo", reconhece Anabela Pedroso.

Outras mudanças

Ao virar de uma década de cartão de cidadão, nos últimos meses têm vindo a ser implementadas algumas mudanças. Por exemplo, os bebés são agora obrigados a ter este documento. Os pais têm 20 dias para tirar o documento de identificação dos recém-nascidos.

Na outra ponta da vida, os idosos com mais de 70 anos e com mobilidade reduzida já não precisam de sair de casa para renovar o documento de identificação. Os serviços emissores do cartão deslocam-se gratuitamente ao domicílio dos mais velhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carapaufrito
    11 dez, 2017 Gafanha da Nazare 13:39
    Em França é válido 15 anos e é gratuito, em Portugal=Roubalheira
  • Mário Jorge
    08 dez, 2017 Tercena 18:34
    Vou deixar o meu testemunho: em 2007 fiquei sem o BI pois um guarda da GNR/trânsito entendeu rete-lo por mais de 1 hora somente para escrever os dados numa multa. Como achei gozo a mais (julgo que não sabia escrever e o que fazer), dei meia volta e segui o meu caminho. Andei quase 10 anos sem BI e carta de condução. Vim a saber que o dito BI esteve nos serviços centrais do IRN no Parque das Nações vários anos. Fui buscá-lo cerca de 3 meses antes de caducar, em 2015. Pelo meio tentei renovar ou pedir segunda via na Conservatória do Cacém mas não me foi permitido. Claro que isto é tudo um grande negócio, vimos o que aconteceu a esse presidente do IRN aquando do processo Vistos Gold. Não me vou adiantar mais para evitar entrar noutros campos. Caso necessário entro em mais pormenores. Quanto às multas do Sr guarda não paguei nenhuma.
  • Rogerio Tavares
    08 dez, 2017 Kinshasa RD Congo 15:09
    Por incrivel que pareça com tanta tecnologia, troquei o meu BI na conservatoria por 3 VEZES, e nunca recebi o cartao de cidadao renovado. Tive por razao de mero acaso me deslocar a Lisboa no edificio de Expo, para assim recolher depois de um dia perdido o respectivo cartao. Como estive algum tempo seja muitos meses nessa condicao fui riscado da minha morada de imigrante e os servicos indevidamente poseram a nacional. Hoje estou com problema de ordem fiscal por nao estar a ser considerado imigrante nesse tempo. Que hei-de fazer?
  • Joaquim Gomes
    08 dez, 2017 Esposende 11:12
    Como posso associar meu número de telemóvel ao cartão de cidadão.
  • Maria
    08 dez, 2017 Lisboa 07:50
    Faz 3 meses que passei a ter direito ao CC e já os tenho mesmo nesta situação tenho que validar novamente meu cartão de cidadão.
  • Cristina
    07 dez, 2017 Coimbra 23:22
    É mais fácil assim não é preciso pagar 3 e outros 15só para mudar de morada
  • Antonio dias santos
    07 dez, 2017 Adaufe Braga 23:03
    Na minha opinião a partir dos 65 anos deveria ser vitalicio.
  • José
    07 dez, 2017 Sintra 20:15
    Desculpem a observação, mas nesta notícia ‘colaram’ tudo menos o que interessa, ou seja, como associar o C.C. ao telemóvel. Não se preocupem, apenas tive de sair da vossa página e fazer uma pequena pesquisa. Deixo-vos aqui dois links que podem consultar: https://pplware.sapo.pt/informacao/cartao-cidadao-passa-estar-associado-ao-telemovel/ https://www.autenticacao.gov.pt/cmd-pedido-chave
  • Azeiteiro
    07 dez, 2017 Xabregas 17:52
    Não há adjectivos para qualificar tanta estupidez. O CC devia ser único, seria básico associar um sistema de permissões, para acsaude, finanças, administração publica, etc. É um projecto adiado
  • Piedade
    07 dez, 2017 Almada 17:27
    O cartão de cidadão tem um "defeito de fabrico" que precisa ser mudado: a questão dos óculos. Não se compreende que uma pessoa que usa óculos permanentemente, tenha no seu cartão de cidadão uma fotografia sem óculos. Eu percebo a intenção, os óculos podem ser um disfarce, mas vejamos o oposto. Eu, que uso óculos desde os dois anos, se alguém quiser verificar a minha identidade, tenho de tirar os óculos! Aquela fotografia não sou eu! Será lógico? Admito que não aceitem óculos escuros ou fumados, mas óculos de lentes normais, porque não?

Destaques V+