|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

Dois projectos portugueses entre os finalistas dos “óscares europeus”

31 mar, 2014 • Filomena Barros

Concurso RegioStars distingue boas práticas de financiamento comunitário. Ecoponto em Casa e o Art on Chairs são os projectos nacionais que hoje podem receber um prémio em Bruxelas.

Portugal tem dois projectos no lote de finalistas do concurso RegioStars, uma iniciativa distingue boas práticas de financiamento comunitário. Os prémios são, por isso, considerados uma espécie de “óscares europeus”.

São ambos da região Norte. Um é candidato à categoria de excelência do crescimento inteligente. Chama-se Art on Chairs, é da Câmara Municipal de Paredes e assume-se como o maior projecto da indústria do mobiliário em Portugal.

“O que quisemos demonstrar é que, através da transferência de conhecimento conseguimos transformar as empresas e assim vamos conseguir conferir sustentabilidade às empresas e ao território”, explica à Renascença o autarca Celso Ferreira.

O design é a aposta deste projecto, criado em 2012 e que partiu da cadeira como objecto representativo do principal sector de actividade do concelho. Criou, entretanto, 11 cadeiras personalizadas, que foram oferecidas a diversas personalidades, como o Presidente da República, Cavaco Silva, e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo.

O mobiliário está assim na origem do Art On Chairs.

O outro projecto português diz respeito ao ambiente: Ecoponto em casa. É da autorida da empresa municipal MaiaAmbiente, que decidiu trocar os contentores de rua pela recolha em casa de quatro tipos de resíduos: diferenciados, vidro, embalagens e papel.

O director geral da MaiaAmbiente, Carlos Mendes, explica que o projecto está implementado em todo o município (com cerca de 140 mil habitantes). Os resultados são muito positivos: no ano passado, a recolha aumentou 35,6%.

“Não só a população aderiu de forma significativa, como foi além das melhores expectativas”, refere Carlos Mendes.

O Ecoponto em Casa e o Art on Chairs são projectos nacionais com financiamento comunitário, através do Programa Operacional Regional do Norte. Os vencedores são apresentados ao final da tarde desta segunda-feira, em Bruxelas.