Tempo
|

Livro de Alice Vieira para adultos recomendado a crianças de sete anos

09 out, 2012 • Maria João Costa

"O Que Dói às Aves" é um livro "de poesia de amor, erótica, para adultos", explica a autora, que, na sua página do Facebook, diz que "gostava muito de saber quem são os energúmenos que escolhem os livros para o plano nacional de leitura".

Livro de Alice Vieira para adultos recomendado a crianças de sete anos
O plano nacional de leitura recomenda que crianças do segundo ano, que têm sete anos, façam a leitura de um livro de Alice Vieira escrito para adultos. A autora foi alertada pela directora de uma escola que visitou e ficou incrédula.

"Quando cheguei a casa, tarde, fui ver e realmente está indicado para leitura dos meninos do segundo ano, que têm sete anos. Este é um livro de poesia de amor, erótica, para adultos. Como é que se pode pôr isto aconselhado a sete anos?", questiona a autora, em declarações à Renascença.

No Facebook, a autora também mostra a sua indignação, apelidando de "energúmenos" os que "escolhem os livros" para o plano nacional de leitura.
 
"Acabei de ver que o meu livro de poesia (poesia de amor, PARA ADULTOS!!!!) chamado 'O Que Dói às Aves' está aconselhado para...o segundo ano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas essa gente leu alguma coisa do livro para lá do título? Será que pensam que são histórias de pintaínhos?????", lê-se no Facebook.

Alice Vieira espera agora que haja uma acção do comissário do plano nacional de leitura. "Acho que é o Fernando Pinto do Amaral, que me conhece muito bem, que conhece este livro e, portanto, penso que pelo menos ele irá mandar retirá-lo", afirma.

A autora teme que haja nas recomendações do plano nacional de leitura outros casos semelhantes. Alice Vieira é conhecida pela sua literatura infanto-juvenil, mas também escreve para adultos.