É em Novembro, nos dias 16 e 17, que o “Átrio dos Gentios” vai ganhar corpo. Nascido de um discurso do Papa Bento XVI, em 2009, o projecto foi apresentado esta sexta-feira em Fátima, onde decorre a oitava Jornada Nacional da Pastoral da Cultura.
Na sequência da necessidade apontada pelo Papa, de encontrar espaços para chamar os não crentes à Igreja, o “Átrio dos Gentios” vai ser um local privilegiado de diálogo.
“Não se trata de querer baptizar à força, não se trata de converter, de competir, de concorrer, mas trata-se, verdadeiramente, de estabelecer modelos de diálogo. O átrio é por isso um lugar, não apenas onde os não crentes se deslocam, mas também onde os crentes se deslocam. É uma espécie de espaço de diálogo, para o qual todos são chamados a convergir”, explica o padre José Tolentino Mendonça, director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
É a partir de Fátima que vai ser transmitido o programa da
Renascença “
Ensaio Geral”, depois do noticiário das 23h00, que tem como convidados, precisamente, o padre Tolentino Mendonça e o director artístico do Teatro Nacional de São João, Nuno Carinhas.