Detido homem no Vaticano que estava em posse de documentos confidenciais
25 mai, 2012
Santa Sé tem estado a tentar estancar uma fuga de documentos ao longo dos últimos meses. Esta é a primeira detenção de que se tem conhecimento.
Foi detida esta sexta-feira, no Vaticano, um homem que estava em posse de documentos confidenciais, informou a Santa Sé. Segundo a Reuters, o detido é um mordomo dos aposentos do Papa, que por isso teria acesso a documentos privados.
A Santa Sé tem sofrido com sucessivos escândalos resultantes da fuga de informação e de documentos secretos que trouxeram a público a existência de lutas de poder e um clima de suspeição entre membros da cúria romana. Alguns dos documentos que têm sido divulgados na imprensa italiana dizem respeito a negócios alegadamente obscuros envolvendo o Banco do Vaticano, cujo presidente Gotti Tedeschi foi demitido esta quinta-feira.
O Papa criou uma comissão de cardeais para tentar descobrir quem estava por detrás da fuga de documentos confidenciais, mas não se sabe se esse facto teve alguma influência na detenção deste suspeito.