Há menos missionários portugueses no mundo
15 mai, 2012 • Domingos Pinto
Em contrapartida o número de leigos a partir em missão tem aumentado e já se aproximam das três centenas.
A Igreja Católica em Portugal tinha 699 missionários em 2011, menos 84 em relação a 2009.
Os dados revelados no “Inquérito sobre os Missionários, missionárias e leigos portugueses em Missão” divulgado hoje pela Obras Missionárias Pontifícias e que apontam também para um aumento significativo de leigos missionários.
Segundo este relatório, a Igreja portuguesa tem 203 padres e religiosos e ainda 208 religiosas em quase 50 países, uma quebra de 84 pessoas em apenas dois anos. Por ouro lado, está a aumentar o número de leigos missionários, em 2011 eram 287 e optam sobretudo pelos países de língua portuguesa.
A falta de vocações e o regresso de muitos missionários a Portugal onde as congregações religiosas têm falta de padres podem ajudar a perceber esta diminuição do número de religiosos portugueses no mundo, diz o padre Manuel Lopes, director nacional das Obras Missionárias Pontifícias.
“As causas são diversas, muitos deles voltaram a Portugal, porque as congregações envelheceram, por isso muitos foram chamados pelos superiores para continuar a missionação aqui em Portugal”, explica.
Ainda segundo este relatório, Africa, com 464 missionários, é o continente preferido dos portugueses. Seguem-se a América, a Europa e a Ásia, este ultimo com apenas 40 pessoas.
O Brasil, com 81 missionários é o país que acolhe mais missionários consagrados portugueses. Já Moçambique tem a preferência dos leigos, os números de 2011 apontam para 121 leigos missionários.