Tempo
|

São esperadas 300 mil pessoas em Fátima durante o fim-de-semana

10 mai, 2012 • Paula Costa Dias

Gerir o fluxo automóvel nos acessos a Fátima e dentro da cidade em obras vai ser uma das prioridades do dispositivo, que conta este ano com 500 efectivos.

São esperadas 300 mil pessoas em Fátima durante o fim-de-semana
A GNR prepara-se para um “fim-de-semana crítico” em Fátima, onde são esperados milhares de peregrinos nas cerimónias religiosas do 12 e 13 de Maio. O bom tempo e o facto de a peregrinação decorrer num fim-de-semana podem levar ao “Altar do Mundo” cerca de 300 mil pessoas, que se vão deparar em Fátima com um cenário de obras. 

O contexto de crise pode também aumentar a afluência. “Os momentos de dificuldade familiar, social e profissional levam a que [as pessoas] venham a Fátima, talvez pedir para que as suas vidas possam melhorar”, diz o coronel Corte-Real, comandante do Comando do destacamento territorial de Santarém.

Gerir o fluxo automóvel nos acessos a Fátima e dentro da cidade em obras vai ser uma das prioridades do dispositivo, que conta este ano com 500 efectivos. “Para quem vem do Norte, antes de chegar ao nó de Fátima deve sair da A1 e vir por um itinerário alternativo. Quem vem do Sul, de igual forma, sai em Torres Novas e também vem por um itinerário alternativo”, refere o coronel Corte Real. 

“Na zona de Tomar, o IC9 já foi aberto ao trânsito e é mais uma via que se pode usar, sabendo que em Fátima vão encontrar muitas artérias em obras”, acrescenta o comandante do destacamente territorial de Santarém. No local vão estar muitos militares da GNR para prestar informações.

Este ano estão a funcionar 18 parques de estacionamento, tendo sido reforçada a capacidade para os autocarros. dado que se prevê que, por uma questão económica, muitas pessoas tenham preferido deixar o automóvel em casa.

Os parques vão ser vigiados por militares a cavalo, para prevenir a pequena criminalidade, e as câmaras de vigilância vão estar a funcionar como habitualmente.

Até ao momento, não há incidentes a registar.