Milhares de coptas assistem a funeral de Shenouda III
20 mar, 2012
Uma delegação do Vaticano marcou presença na cerimónia, bem como representantes do mundo político e islâmico do Egipto.
Milhares de cristãos coptas marcaram presença nas cerimónias fúnebres do Patriarca Shenouda III, que hoje vai a sepultar num mosteiro no deserto do Egipto.
Shenouda III, cujo título oficial é Papa, liderou a Igreja Copta Ortodoxa durante mais de 40 anos, conduzindo-a num processo de crescimento durante algumas das décadas mais complexas da história do Egipto.
O Patriarca morreu no passado sábado, com 88 anos. Shenouda estava doente há vários anos e já tinha ido várias vezes aos Estados Unidos para receber tratamento.
Uma delegação do Vaticano marcou presença no funeral do Patriarca de Alexandria, que foi o primeiro líder da Igreja Copta a visitar o Vaticano e que recebeu o Papa João Paulo II no Egipto aquando da sua visita do ano 2000.
Representantes da junta militar, candidatos à presidência da República do Egipto também marcaram presença.
Nos arredores da catedral onde decorreu a cerimónia era notória uma grande presença das forças de segurança.
Os coptas representam entre oito e 12 milhões de egípcios, formando a maior comunidade cristã de todo o Médio Oriente. Os coptas orgulham-se da sua identidade egípcia, mas têm-se queixado de um aumento de discriminação ao longo dos últimos anos, às mãos dos muçulmanos e das autoridades.