26 fev, 2012
A Obra Católica das Migrações pretende criar uma base de dados na Internet para que seja mais fácil ajudar os emigrantes portugueses que estão em dificuldades em vários países da Europa.
O director da Obra Católica das Migrações, Frei Sales Dinis, confirmou, em declarações à Renascença, o estabelecimento de contactos junto de outras entidades religiosas e civis, para uma ajuda mais eficaz.
Frei Sales Dinis que está em Paris, em contactos com vários responsáveis da Igreja e da comunidades portuguesa. “Procuramos, para além da Caritas, criar parcerias na Europa com as associações de emigrantes portugueses e com outras entidades que possam colaborar nesta realidade”, explicou o director da Obra Católica das Migrações.
Sales Diniz confirma que as “situações mais graves” foram identificadas na Suíça, mas também há notícia de casos na Alemanha e Luxemburgo.
Nestas declarações à Renascença, o responsável da Obra Católica das Migrações lembra o exemplo da Suíça, onde está a ser criada “uma plataforma entre as missões, as associações de emigrantes, a Caritas e outras entidades eclesiais e civis”.
Em Abril, terá lugar em Lisboa uma reunião alargada com responsáveis das missões católicas e das Cáritas de vários países europeus.
A Renascença tem nas últimas semanas denunciado algumas situações dramáticas com emigrantes em dificuldades.