Crise é um desafio para sermos solidários, diz D. António Marto
04 jan, 2012
Bispo de Leiria-Fátima está em África para renovar o seu espírito missionário e visitar a diocese de Sumbe.
O Bispo de Leiria-Fátima defendeu, em Luanda, que crise deve ser aproveitada pelos portugueses para serem mais solidários.
D. António Marto está em Angolanesta primeira semana do ano, para visitar várias comunidades cristãs em Malange, Kuanza Norte e Huambo.
Apesar das dificuldades, D. António acredita na generosidade dos portugueses nesta hora difícil que o país atravessa.
“O nosso povo é bastante generoso, sobretudo nas horas de dificuldade. Nós agora estamos a atravessar uma grande crise económica, que exige uma solidariedade maior. A crise é um desafio para crescermos em solidariedade e o nosso povo tem demonstrado uma generosidade e uma partilha e solidariedade para com quem mais precisa”, afirmou D. António à Rádio Ecclesia, de Luanda.
A visita tem por objectivo aprofundar a cooperação missionária entre Portugal e Angola, explica o bispo: “Venho trazer um abraço de grande amizade entre a Igreja em Portugal e a Igreja em Angola. Cheguei a Angola no início deste novo ano com uma viagem missionária de esperança para o novo ano, também para me enriquecer a mim, renovar o meu espírito missionário e levá-lo também para a minha diocese e contribuir para que lá seja reavivado este intercâmbio”.
Dar mais um passo na geminação entre as dioceses de Leiria e Fátima e do Sumbe é um dos objectivos da visita. O bispo desta diocese angolana, D. Benedito Roberto, espera novos estímulos neste esforço de cooperação. “O campo da evangelização encontra mais gente e neste sentido esperamos certamente que com a geminação a diocese de Leiria possa oferecer mais gente para cá”, manifesta o prelado.