Tempo
|

Papa pode criar novos cardeais já em Março de 2012

28 dez, 2011

Bento XVI pode nomear até 15 novos cardeais, naquele que seria o quarto consistório do seu pontificado.

Papa pode criar novos cardeais já em Março de 2012

O Papa pode estar a preparar a nomeação de novos cardeais, de acordo com um vaticanista do jornal italiano "La Repubblica". Sandro Magister escreve hoje que o consistório pode ser convocado já para Fevereiro, apontando o dia 19 como data mais provável.

Tradicionalmente, o número de cardeais eleitores - aqueles com menos de 80 anos - não deve exceder os 120. A 19 de Março, o número de eleitores desce para 107, com o cardeal Zen, emérito de Hong Kong, e o cardeal português José Saraiva Martins a fazerem 80 anos. Ficarão, assim, pelo menos 13 vagas para preencher pelo Papa.

É ainda possível que sejam nomeados mais alguns cardeais, ultrapassando temporariamente o número máximo, uma vez que, ao longo de 2012, pelo menos mais 11 cardeais vão ultrapassar os 80 anos.

Embora a lista definitiva seja fechada apenas a poucos dias do evento, há alguns candidatos naturais, a confirmar-se a convocação de um consistório. Estes incluem vários elementos da Cúria, incluindo uma mão cheia de italianos, o brasileiro D. João Braz de Aviz e o espanhol Santos Abril y Castello.

No que diz respeito a dioceses, esperam-se barretes e anéis cardinalícios para os arcebispos de Berlim, Toronto e Hong Kong. Normalmente, não são elevados ao cardinalato os arcebispos cujo antecessor ainda é cardeal eleitor, mas uma excepção pode ser feita para Timothy Dolan, de Nova Iorque, e Dominik Duka, de Praga, uma vez que os eméritos dessas dioceses têm ambos 79 anos e fazem 80 nos meses seguintes ao consistório.

Por fim, devem ainda ser feitos cardeais o novo Patriarca da Igreja Maronita, Bechara Rai, e o arcebispo-maior da Igreja Siro-Malabar, George Alencherry.