Tempo
|

Sondagem

Cristianismo continua a ser a maior religião do mundo

21 dez, 2011

Número de cristãos aumenta, mas proporção mantém-se em comparação com 1910. Segunda maior religião do mundo é o Islão.

Cerca de um terço da população mundial identifica-se como cristã, segundo uma sondagem levada a cabo pela organização americana Pew Forum.

O número total de cristãos ronda os 2,18 mil milhões de pessoas e cerca de 50% desses são católicos. Protestantes, um termo algo vago que agrupa uma grande variedade de confissões, constituem 37% e ortodoxos são 12%.

A segunda maior religião é o Islão. Cerca de um quarto da população do mundo professa essa fé, o que se traduz em 1,6 mil milhões de crentes.

O estudo da Pew Forum revela ainda que o número de cristãos quadruplicou ao longo do último século, mais ou menos ao mesmo ritmo que a população mundial, mantendo-se por isso a proporção.

O mesmo não se pode dizer da distribuição geográfica dos cristãos. Em 1910, por exemplo, 9% da população da África Subsariana era cristã. Esse número é hoje de 63%. Também há 100 anos havia quatro vezes mais cristãos a viver no hemisfério Norte do que no Sul - hoje, a maioria dos cristãos vive no Sul, que inclui África e a América Latina.

Em termos de países individuais, os Estados Unidos são a nação com o maior número de cristãos.