22 nov, 2011
O director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, foi condecorado pelo Governo francês com a medalha da Juventude e dos Desportos.
A distinção premeia o trabalho de Falcão no estudo do Caminho de Santiago, um trabalho que se traduz, já à escala europeia, na mobilização das comunidades locais para a defesa das vias de peregrinação a Santiago de Compostela.
“O apoio aos peregrinos, a dinamização da presença de jovens e voluntários em campos de trabalho internacionais e o resgate do património cultural e natural das rotas jacobeias” são outros aspectos que o Governo francês quis realçar, refere a Diocese de Beja, em comunicado.
José António Falcão disse ter tido “uma grande surpresa", além de "uma grande honra”, ao saber da distinção. O historiador afirma que o seu trabalho pretende “dinamizar a região, tirar partido do seu património e de tudo o que de extraordinário existe para oferecer”.
A entrega da insígnia tem lugar esta quarta-feira, numa cerimónia na embaixada de França em Lisboa.
Num perfil traçado pela Rádio Pax, de Beja, José António Falcão é definido como "um historiador de arte, professor universitário, conservador de museus e especialista de renome internacional no campo da arte sacra".
À frente do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja desde 1984, Falcão é responsável pela redescoberta do Caminho de Santiago no sul de Portugal.
Como membro da Société d’Histoire de l’Art Français, sediada em Paris, e de outras instâncias científicas, José António Falcão tem também contribuído para a divulgação da arte portuguesa em França, nomeadamente através do comissariado de exposições.
O historiador tem tido também um papel activo na investigação e salvaguarda dos testemunhos da arte e da cultura francesas existentes em Portugal.
A medalha da Juventude e dos Desportos do Governo de França é a mais alta distinção daquele país para distinguir e recompensar as personalidades que “se notabilizaram, de forma honrosa, ao serviço da educação física e dos desportos, dos movimentos da juventude e das actividades sócio-educativas, das colónias de férias e ao ar livre”.