Igreja Católica convida fiéis hindus a trabalhar em conjunto com ela em prol da liberdade religiosa.
Hoje é dia de festa na Índia, onde três das principais religiões daquele país assinalam em conjunto o Diwali, uma das festas mais importantes dos seus respectivos calendários.
Hindus, Sikhs e Jains assinalam o dia com grandes espectáculos pirotécnicos. Outra tradição envolve acender pequenas lamparinas de barro que depois são colocadas a boiar no rio Ganges.
Apesar da coincidência da celebração, as três religiões festejam a data por razões diferentes embora um denominador comum seja o triunfo do bem sobre o mal.
A Igreja Católica, como é costume, fez chegar aos hindus uma mensagem de saudação pelo dia. Assinada pelo Cardael Tauran, responsável do Vaticano pelo diálogo religioso, a mensagem convida os fiéis hindus a trabalhar em conjunto com a Igreja Católica pela liberdade religiosa no mundo, mas sobretudo na Índia.
O tema é particularmente importante naquele país onde nos últimos anos têm aumentado os ataques a cristãos. Nalguns Estados existem mesmo leis que proíbem as conversões, algo que o Vaticano considera inaceitável.