Tempo
|

Universidade Técnica de Lisboa

Curso oferece especialização em arquitectura de igrejas

28 set, 2011

Esta especialização não serve para ensinar arquitectura aos arquitectos nem liturgia aos padres, mas para aproximar a comunicação entre quem encomenda o projecto e o artista.

Curso oferece especialização em arquitectura de igrejas
Curso oferece especialização em arquitectura de igrejas
Porque será que nem todas as igrejas modernas agradam aos crentes que as frequentam? Terão sido bem projectadas? Será que para desenhar uma igreja é fundamental ter fé? Foi para ajudar a ultrapassar estas e outras dúvidas que a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa criou o curso de especialização em "arquitectura de igrejas". As inscrições para a 2ª edição terminavam dia 30 de Setembro, mas deverão ser prolongadas até 15 de Outubro

Porque será que nem todas as igrejas modernas agradam aos crentes que as frequentam? Terão sido bem projectadas? Será que, para desenhar uma igreja, é fundamental ter fé?

Foi para ajudar a ultrapassar estas dúvidas que a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa criou o curso de especialização em "Arquitectura de Igrejas".

Pedro Abreu, da comissão cientifica do curso, disse à Renascença que a componente litúrgica e de teologia que o curso oferece é fundamental, porque edificar uma igreja não é a mesma coisa que projectar outro edifício.

O responsável sublinha que o curso não serve para ensinar arquitectura aos arquitectos nem liturgia aos padres, mas sim para aproximar a comunicação entre quem encomenda o projecto e o artista. O curso é abrangente, destinando-se a licenciados em várias áreas.

A 1.ª edição do curso, que terminou em Fevereiro, foi frequentada por 21 alunos de várias regiões do país e com várias formações -arquitectos, engenheiros e dois sacerdotes. Pelo menos um dos projectos desenvolvidos durante o curso, já foi concretizado - o da renovação da Igreja Matriz de Cascais.

As inscrições para a 2.ª edição deste curso estão em aberto até 15 de Outubro.