Tempo
|

Visita do Papa marcada por protestos contra o Governo do Equador

06 jul, 2015 • Aura Miguel, no Equador

A passagem do cortejo do Papa em Quito e na cidade de Guyaquil têm sido pontuadas por protestos contra o executivo de Rafael Correa.

Visita do Papa marcada por protestos contra o Governo do Equador
O Papa Francisco esteve esta segunda-feira à tarde, hora de Lisboa, no santuário de Guayaquil, dedicado à Divina Misericórdia.

Guyalquil é a segunda mais importante cidade do Equador, depois da capital, Quito. Para além de ser a mais populosa, Guyalquil é também a mais importante em termos comerciais e económicos.

Na visita ao Santuário, Francisco parou durante alguns minutos diante de uma imagem de Cristo, em oração, mas sempre com o som de fundo dos populares a gritar o seu nome. O Papa foi então ter com as pessoas, sobre as quais invocou a misericórdia de Deus.

Bem-humorado, Francisco disse: "Dou-vos a minha bênção, mas não vos cobro nada. Peço só que rezem por mim. Prometem que o fazem?"

A visita do Papa ao Equador, que dá início à sua segunda viagem à América Latina, tem sido marcada por temperaturas muito altas, acima dos 30º (levando os bombeiros a regar as multidões com água para as arrefecer), mas também por uma clima político "quente".

Já antes da sua visita, o Presidente Rafael Correa tinha estado a ser muito contestado devido a alterações legislativas que está a tentar impor. Os protestos têm sido particularmente significativos em Quito e em Guayaquil e durante o percurso do Papa pelas ruas têm-se ouvido muitas palavras de ordem contra o Presidente.

Depois da visita ao Santuário, o cortejo do Papa seguiu para o Parque de Los Samanes, a cerca de meia hora de carro, onde Francisco celebra a sua primeira missa campal no país. O dia será marcado ainda pelo regresso a Quito, onde Francisco fará uma intervenção pública na visita à Catedral.

Esta visita à América do Sul leva o Papa ainda a visitar o Paraguai e a Bolívia antes de regressar a Roma, a 13 de Julho.

Veja em directo a visita do Papa à América Latina