26 abr, 2014 • Aura Miguel, em Roma
Num acontecimento inédito na História da Igreja, o Papa emérito Bento XVI vai concelebrar a missa de canonização dos Papas João XXII e João Paulo II, avançou este sábado a sala de imprensa do Vaticano.
Será a primeira vez que Bento XVI celebra ao lado de Francisco numa cerimónia pública, no inédito de estarem dois Papas lado a lado numa celebração em Roma.
Bento XVI já tinha aparecido há meses na Basílica de São Pedro no último consistório para eleger novos cardeais, mas a novidade agora é mesmo a concelebração.
A notícia foi avançada numa conferência de imprensa do Vaticano para antecipar as cerimónias de canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II, que arrancam no domingo às 8h30, hora de Lisboa.
Em Roma, vive-se uma verdadeira enchente, com milhares de fiéis polacos a chegarem ao local onde João Paulo II vai ser confirmado santo, tal como milhares de seguidores de João XXIII vindos de todo o mundo.
Familiares de Ângelo Roncalli, o Papa João XXIII, estarão presentes na celebração, tal como duas miraculadas por intercessão de João Paulo II.