27 mar, 2014
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Papa Francisco expressaram, esta quinta-feira, no final do encontro que tiveram no Vaticano, um "compromisso comum pela erradicação do tráfico de pessoas no mundo", refere uma nota de imprensa da Santa Sé. "No contexto das relações bilaterais e da cooperação entre Igreja e Estado, houve uma discussão em questões de particular relevância para a Igreja naquele país [Estados Unidos], como o exercício dos direitos à liberdade religiosa, à vida e à objecção de consciência, bem como a questão da reforma das leis de imigração", diz o comunicado do Vaticano.
A liberdade religiosa, as leis dos Estados Unidos que chocam com as convicções da Igreja Católica e a imigração foram alguns dos temas discutidos pelo Papa e por Obama.
O Presidente norte-americano foi recebido em audiência pelo Papa. De seguida, Obama reuniu-se com o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e o Arcebispo Dominique Mamberti, secretário para a relação entre os Estados.
"Nos encontros cordiais", foram também "discutidas visões sobre alguns assuntos internacionais da actualidade e expressou-se a esperança de que, nas áreas em conflito, haja respeito pelas leis internacionais e pelos direitos humanos e que se encontre uma solução negociada entre as partes envolvidas".