Cáritas de Beja arranca com campanha de recolha de azeite

28 fev, 2014 • Rosário Silva

A campanha solidária conta, para já, com adesão de 10 produtores de azeite. A Cáritas de Beja apoia 5 mil pessoas e distribui por ano mais de 60 mil refeições, nas diversas valências que dispõem.

Azeite Solidário, uma gota de esperança” é o nome da campanha que a Cáritas Diocesana de Beja leva a cabo com o objectivo de angariar azeite suficiente que permita a confecção das refeições que a instituição distribui todos os dias aos que mais precisam.

“Nós pretendemos angariar três mil litros de azeite, que é o azeite necessário para confeccionarmos as refeições durante o ano” explica à Renascença, Teresa Chaves.

Segundo a presidente da Cáritas de Beja, esta é a quantidade gasta anualmente para fazer as refeições servidas no refeitório e na cantina social, para além da alimentação que chega a casa de pessoas e famílias carenciadas. Contas feitas, são mais de 61 mil refeições.

“No princípio, pensávamos que eram 60 mil refeições, no entanto nós confeccionamos muitas mais porque estas são apenas referentes ao refeitório e cantina social. Depois temos outras respostas, como sendo a comunidade terapêutica, o apoio domiciliário, a comunidade de inserção, ou seja, temos outras respostas em que damos refeições e não estão ainda contempladas nestas 60 mil” acrescenta a responsável.

Para concretizar esta campanha, a Cáritas está a contactar os produtores do distrito de Beja, numa abordagem que está a ter grande aceitação. Nesta altura há já 10 produtores que decidiram associar-se à iniciativa.

De acordo com a responsável pela instituição, esta campanha vislumbra uma solução para “colmatar as necessidades das famílias, bem como a promoção dos parceiros envolvidos, que veem a sua responsabilidade social reconhecida e associada a uma iniciativa que é dirigida a causas nobres e sociais, num quadro de grandes dificuldades para as famílias portuguesas”.
Neste momento, a Cáritas de Beja auxilia “5 mil pessoas” nas várias respostas que dá às pessoas e famílias em situação de exclusão e vulnerabilidade social.

“Damos apoio na distribuição de alimentos,n as refeições, mas também no acompanhamento de famílias com o Rendimento Social de Inserção, da Comunidade Terapêutica de Tratamento de Toxicodependentes e Alcoólicos, a comunidade de inserção onde os sem-abrigo e as pessoas sem projecto de vida podem também estar alojadas na Cáritas” esclarece Teresa Chaves.
 
“Portanto, as respostas são múltiplas e chegam, anualmente, a 5 mil pessoas” conclui a presidente da Cáritas Diocesana de Beja.