O desejo de Francisco de viajar para a Terra Santa começa a ganhar forma. Um bispo da Jordânia diz que esta poderá ter lugar já a partir de Março de 2014.
A viagem do Papa Francisco à Terra Santa poderá realizar-se já em Março ou Abril de 2014.
A data foi avançada pelo vigário geral do Patriarcado Latino de Jerusalém em Amã, na Jordânia.
Monsenhor Maroun Lahham diz que a viagem não deve ter obstáculos, uma vez que os muçulmanos gostam muito deste Papa.
“Estivemos com ele ao longo dos últimos dias, no Vaticano. Não é ainda oficial, mas o Papa deve vir em Março ou Abril”, afirma Monsenhor Lahham em declarações à agência católica SIR, em Itália.
A motivação da viagem do Papa é assinalar os 50 anos do encontro histórico entre o Papa Paulo VI e o Patriarca de Constantinopla Atenágoras I. Tratou-se da primeira vez que os dois líderes das maiores confissões cristãs do mundo, a católica e a ortodoxa, se encontraram desde o cisma em 1054.
A ideia é recuperar essa data, fundamental no diálogo ecuménico, com um encontro entre Francisco e o actual Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu.
Para se realizar uma viagem papal, normalmente é necessário que se reúna o convite da Igreja local e o convite das autoridades civis. Neste caso, não será difícil, acredita o vigário geral de amã: “Todos os muçulmanos o adoram, está convidado pelas mais importantes autoridades. Este Papa é único, fantástico. Ele quer vir. As probabilidades são boas.”
Monsenhor Lahham aborda ainda a possibilidade de se realizar uma visita ao campo de refugiados onde se encontram os sírios deslocados pelo conflito naquele país: “Se ele quiser visitar o campo de Zaatari, para estar os refugiados sírios, nós levamo-lo”.