Tempo
|

Um encontro de 15 minutos pode ajudar à paz na Ucrânia?

06 jun, 2014

O gabinete de François Hollande diz que sim. Os presidentes russo e ucraniano reuniram-se durante 15 minutos à margem das comemorações do Dia D.

Um encontro de 15 minutos pode ajudar à paz na Ucrânia?

Um aperto de mão e um encontro de 15 minutos. Os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Porochenko, estiveram reunidos esta manhã e, segundo o gabinete do Presidente francês, discutiram um possível acordo de cessar-fogo na Ucrânia. 

A reunião aconteceu na véspera da tomada de posse de Poroschenko como Presidente da Ucrânia e numa altura em que Moscovo está ainda a pensar como é que vai reconhecer a eleição de Poroshenko.

A agência noticiosa russa Ria Novosti assegura que ambos apelaram ao fim do derramamento de sangue e das acções militares na zona mais ocidental da Ucrânia.

Putin e o novo Presidente da Ucrânia reuniram-se em França, onde participam nas cerimónias que assinalam os 70 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia. 

Ainda de acordo com o gabinete do Presidente francês, os dois falaram ainda das consequências económicas da crise na Ucrânia.

O Presidente francês, François Hollande, presidiu às comemorações dos 70 anos do desembarque dos aliados na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial.