Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022

WeTruck. Universidade do Porto premeia projecto amigo do ambiente

23 mai, 2014 • Joana Costa

15 mil euros e uma viagem a um concurso de empreendedorismo no México compõem o primeiro prémio da quinta edição do iUP25k, da Universidade do Porto.

WeTruck. Universidade do Porto premeia projecto amigo do ambiente

Uma solução de mobilidade eléctrica para aplicar em veículos de transporte de mercadorias refrigeradas foi a vencedora deste ano do iUP25k, um concurso da Universidade do Porto (UP) que premeia ideias de negócio de estudantes.

Na luta pelo primeiro lugar, que inclui 15 mil euros e a novidade de uma viagem a um concurso internacional de empreendedorismo (o RedEmprendia SPIN 2014, no México), estavam dez ideias.

Ganhou a WeTruck, projecto de quatro licenciados em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP): Rodrigo Pires, Bruno Azevedo, Miguel Sousa e Ricardo Soares.
 
"Não estávamos à espera de ganhar o primeiro prémio, porque os outros projectos tinham muita qualidade, tiveram apresentações muito bem estruturadas", confessou à Renascença Rodrigo Pires, minutos depois de receber a notícia da vitória, esta sexta-feira.

"Com a nossa solução vamos permitir refrigerar a carroçaria de veículos pesados e a manobra da plataforma elevatória da porta traseira", diz.

Objectivo: vanguarda
Esta forma de reduzir consumos elevados, emissões de CO2 e o número de manutenções do motor a diesel da refrigeração da carroçaria deu aos quatro licenciados 15 mil euros.

"Vão ser para a constituição da empresa. Ainda estamos na fase do projecto, mas queríamos comprar algum material que é 'core' para o desenvolvimento do nosso protótipo. A nossa ideia não é ser milionários, mas fazer algo que nos apaixone, que consiga estar na vanguarda da tecnologia", refere.

Para catapultar a futura empresa, o prémio este ano inclui, pela primeira vez, uma viagem a um concurso internacional de empreendedorismo.

A WeTruck poderá chegar ao mercado em Dezembro de 2015.

Mar e portões
O pódio do iUP25k fica completo com o CECO, um conversor de energia das ondas do mar, e o 5sense, uma aplicação destinada a substituir os comandos tradicionais dos portões automáticos e que recebeu também o "prémio do público".

Ambos os projectos recebem cinco mil euros.