Princípio e Fim

Rezar pelas Vocações

20 abr, 2015 • Ângela Roque

A Semana de Oração pelas Vocações foi um dos destaques do programa deste Domingo, onde sublinhámos também o apelo do Papa por causa da tragédia no Mediterrâneo.

O arranque da Semana de Oração pelas Vocações levou-nos a falar com o Bispo da Guarda. Recebeu-nos em S. Martinho, Seia, garantindo que é assim que gosta de estar: “entre as comunidades”. Falou connosco sobre o seu percurso vocacional, o papel dos leigos e de como só com famílias e comunidades mais fortes na fé se pode combater a crise de vocações.

Entre os testemunhos de “gente feliz com fé” ouvimos esta semana Sandra Veloso, de 37 anos, que está no Convento das irmãs de S. João Baptista, em Gouveia, onde vai fazer os primeiros votos em Junho. Falámos ainda da “grande oração vocacional” que está a decorrer, durante todo este mês de Abril, na diocese de Leiria-Fátima.

Em destaque no programa estiveram ainda as palavras do Papa, que este Domingo rezou pelas vítimas de mais um naufrágio com uma embarcação que transportava imigrantes. Francisco renovou o apelo à comunidade internacional para que faça alguma coisa que impeça que o mediterrâneo continue a ser um cemitério para os que arriscam a travessia, fugindo da pobreza ou da guerra.

No programa lembrámos, ainda, o repto deixado na última semana pelos bispos portugueses aos partidos, falámos ainda das iniciativas com que a Comunidade Vida e Paz celebrou os seus 26 anos, dos debates sobre fé e ciência que a paróquia da Sé de Faro está a acolher até Junho, e do projecto “Arte por S. Cristóvão” apostado em recuperar aquela igreja da Mouraria,  em Lisboa.

A crónica teve esta semana a assinatura do jornalista Joaquim Franco. Muitos dos textos que tem escrito para o “Principio e Fim” estão agora acessíveis num livro publicado pela Paulinas Editora. “Com franqueza – crónicas num tempo em mudança”, vai estar disponível nas livrarias a partir desta segunda-feira, 20 de Abril.