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Efromovich quer tornar a TAP numa companhia de referência

21 mai, 2015

Empresário congratula-se pela passagem à próxima fase de privatização da transportadora aérea nacional.

Efromovich quer tornar a TAP numa companhia de referência

Gérman Efromovich está satisfeito por a sua candidatura à compra da TAP ter passado à fase de negociação com o Governo. O líder do grupo Synergy quer tornar a transportadora numa companhia de referência.

"Recebemos a notícia de hoje do conselho de ministros com satisfação e, desde já, assumimos o nosso compromisso em querer negociar com o Governo uma proposta que ajude a transformar a TAP numa companhia de referência, que aproveite as sinergias e mais valias mútuas de ambos os grupos", disse o empresário à agência Lusa.

O Governo decidiu esta quinta-feira passar as candidaturas de Efromovich e David Neeleman à fase de negociação e afastar consórcio liderado pelo português Miguel Pais do Amaral.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, afirmou, no final do conselho de ministros, que o relatório da Parpública decidiu afastar a proposta da Quifel, de Pais do Amaral, "por não cumprir os requisitos legais".

O conselho de ministros decidiu mandatar os secretários de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e do Tesouro, Isabel Castelo Branco, para avançar com as negociações junto dos outros dois consórcios, sempre com a Parpública incluída.

A administração da TAP, liderada por Fernando Pinto, já se pronunciou na quarta-feira sobre o plano estratégico dos três candidatos - agora reduzido a dois - à privatização da companhia aérea de bandeira, segundo o Diário Económico, entregando as suas opiniões à Parpública, detentora da TAP em representação do Estado.

A proposta de Gérman Efromovich, dono da operadora aérea Avianca e do grupo Synergy, inclui a entrega de 12 novos aviões Airbus após a transferência das acções da companhia e a renovação da frota da Portugália com aviões Embraer até 2016, sendo que o empresário propõe recapitalizar a empresa em 250 milhões de euros, segundo informações avançadas pela imprensa.

David Neeleman, patrão da companhia aérea brasileira Azul e que está em parceria com Humberto Pedrosa, do grupo Barraqueiro, promete reforçar a TAP com 53 novos aviões e investir 350 milhões de euros.

Já Miguel Pais do Amaral, através da Quifel, prometia manter a estratégia da administração de Fernando Pinto, com a compra dos 12 Airbus 350 já encomendados pela TAP e uma injeção de capital de 325 milhões de euros.