Tempo
|

Pilotos da TAP marcam greve para 9 de Agosto

25 jul, 2014

Paralisação "é um sinal encarnado à companhia", afirma o sindicato.

Pilotos da TAP marcam greve para 9 de Agosto

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) convocou uma greve na TAP para o dia 9 de Agosto.

A decisão de agendar uma paralisação de 24 horas foi tomada esta sexta-feira, numa assembleia-geral que durou cerca de cinco horas.

"Esta greve é um sinal encarnado à companhia" e um "grito de alerta de todos os trabalhadores, que estão fartos e indignados com o mau trato laboral”, disse aos jornalistas Jaime Prieto, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil.

O objectivo, sublinha, é "tentar salvar" a companhia e impedir a "desestruturação e destruição de um bem tão importante para Portugal como a TAP é, que é uma das maiores exportadoras nacionais e responsável por ligar os portugueses ao mundo".

Jaime Prieto aponta o dedo a "negócios ruinosos além-mar" que não são explicados aos portugueses e lamenta que o Ministério da Economia não esteja disponível para  ouvir as  reivindicações dos trabalhadores.

Questionado sobre as consequências para a empresa de uma greve em Agosto, mês de férias e de grande tráfego, o sindicalista respondeu que “serão muito menos nefastas do que aquilo que tem acontecido até agora”, numa referência às dezenas de voos cancelados pela TAP devido ao atraso na entrega de seis novos aviões.

“Nunca assistimos em 30 anos há saída de pilotos da TAP. Em dois anos e meio, perdemos quase 40 pilotos, todos eles altamente experimentados. Além disso, temos uma manutenção em completa desestruturação. Nós estamos a deixar destruir a TAP”, alerta Jaime Prieto.