Tempo
|

Liga dos Campeões

Málaga 2-0 FC Porto (Final)

13 mar, 2013

FC Porto fora da Champions, logo nos oitavos-de-final. Recorde, aqui, as principais incidências do desafio.

Málaga 2-0 FC Porto (Final)

COMENTÁRIO: O FC Porto sai da Liga dos Campeões com culpas próprias, na noite em que Manuel Pellegrini mostrou a Vítor Pereira o que é "ADN" de Champions. Isco, esse, foi demolidor. Os dragões saem da Champions logo nos oitavos-de-final. Málaga continua a fazer História.

95' - Final da partida.

94' -
Helton sobe à grande-área. Final dramático!!!

93' - Já se faz a festa, em Málaga...

90' - 4' de descontos.

89' - MAIS UM GOLO ANULADO!!! Fora de jogo a Jackson Martínez. Mais uma boa decisão da equipa de arbitragem.

87' - Substituição no FC Porto: saída de Joaquín, entrada de Camacho.

83' - Cartão amarelo para Mangala.

81' - GOLO ANULADO AO FC PORTO!!! Fora de jogo de Maicon, após livre de James. Boa decisão do assistente de Rizzoli. Que ocasião de golo para a equipa portuguesa!!!

80' - Caballero enorme!!! Cruzamento de James e o argentino a sair dos postes e a afastar a bola com a presença de Jackson Martínez.

79' - Substituição no Málaga: saída de Saviola, entrada de Piazón.

78' - O Málaga está na frente da eliminatória (2-1). Impressionante a passividade do FC Porto numa bola parada... Os dragões precisam de marcar um golo para chegarem aos quartos-de-final.

77' - Golo do Málaga. Canto de Isco e Santa Cruz, três minutos depois de entrar em campo, a fazer o golo com um cabeceamento certeiro...

75' - FC PORTO PERTO DO GOLO!!! Livre de James Rodríguez, com o compatriota Jackson Martínez a desviar a bola por cima de Caballero, mas o esférico sai ao lado!

74' - Substituição no Málaga: saída de Júlio Baptista, entrada de Santa Cruz.

73' - Atsu cruza, da esquerda, com Lucho González a falhar o cabeceamento...

72' - Fica por assinalar uma obstrução de Jesus Gámez a Atsu... livre perigoso que fica por assinalar! E seria o segundo amarelo para o defesa espanhol... Enfim.

70' - Substituição no FC Porto: saída de Alex Sandro; saída de Atsu.

69' - FC Porto sem linhas de passe e com número insuficiente de jogadores para orquestrar uma jogada ofensiva de sucesso...

67' - Há esperança redobrada nas bancadas do La Rosaleda. Os adeptos proporcionam um ambiente fantástico mas, igualmente, hostil para com os jogadores do FC Porto.

64' - Que entrada "assassina" de Toulalan!!! Inacreditável! Falta por trás sobre Lucho González e Rizzoli mostra apenas amarelo... Onde está o critério?

62' - "Uiiiiiiii!!!", ouve-se no La Rosaleda. Saviola desmarca Isco que, à saída de Helton, envia a bola à malha lateral. O FC Porto não consegue lidar com o médio de 20 anos.

61' - Futebol directo dos dragões: James tenta desmarcar Jackson em profundidade, o passe até tem cabimento, mas a força aplicada foi descabida. A bola sobra para Caballero...

60' - Adensa-se a tempestade no horizonte portista... como pressiona o Málaga em busca do segundo golo.

59' - Ponto de ordem à mesa: Mangala é lateral-esquerdo, Alex Sandro sobe no terreno e James joga pela direita do ataque. É assim que joga o FC Porto.

58' - Isco, de novo, a rematar, mas por cima. Muita liberdade dada ao virtuoso espanhol...

58' - Substituição no FC Porto: saída de Varela, entrada de Maicon.

58' - Como treme o FC Porto!!! Otamendi complica, na pequena-área, e Saviola quase fazia o segundo!

57' - FC Porto dispõe-se em 4x4x1...

56' - Bom desenho ofensivo do ataque portista, com Varela a cruzar, rasteiro, para corte da defesa malaguenha.

53' - Mangala corta a bola mas a bola ressalta nas pernas de Saviola e sobra para as mãos de Helton.

52' - Cresce o Málaga, mas o FC Porto continua a dar boa réplica, mesmo com menos uma unidade em campo...

49' - FC Porto reduzido a dez unidades e em maus lençóis...

49' - Defour expulso!!! Incrível! O belga estica a perna sobre Joaquín e vê o segundo amarelo...

46' - Pode ouvir o relato deste desafio, a partir de agora, na antena da Renascença e em rr.sapo.pt. Devido ao anúncio do novo Papa, a transmissão deste encontro começa somente na 2ª parte.

46' - O médio do FC Porto tinha-se queixado no final da 1ª parte. Defour recua para a linha média e James ocupa o lado esquerdo do ataque.

46' - Substituição no FC Porto: saída de Moutinho (lesionado); entrada de James Rodríguez.

46' - Reinício da partida. Saem os malaguenhos.

_________________________________________________________


COMENTÁRIO:
Primeira parte intensamente disputada, por vezes para lá dos limites da agressividade, com entradas duras. Málaga procurou com mais avidez o golo e chegou ao seu objectivo, aos 43', por intermédio de Isco. A eliminatória está, por isso, empatada.

45' - Final da 1ª parte.

44' -
O jovem prodígio espanhol empata a eliminatória. Nesta altura, o resultado agregado assinala 1-1.

43' - Agora, conta: Golo do Málaga. Grande golo de Isco, com um remate em jeito, à entrada da área. Helton sem hipótese de defesa, mas a atitude do FC Porto na defesa é completamente displicente. Muita liberdade dada ao criativo do Málaga.

40' - Golo anulado ao Málaga!!! Nicola Rizzoli anula o golo de Saviola por falta de Júlio Baptista sobre Helton, quando o guarda-redes saía dos postes. Decisão polémica. Aliás, a haver falta, seria de Danilo sobre Júlio Baptista, antes da queda do brasileiro que, depois, acaba por levar a um "tropeção" de Helton. Mas, reforça-se, uma decisão polémica.

38' - Toulalan atinge Danilo, de "carrinho". Mas Rizzoli diz ao brasileiro para se levantar...

35' - Helton enorme!!! Antunes dispara de meia-distância e o brasileiro voa para evitar o golo do Málaga! Que ocasião de golo que saiu dos pés do português...

34' - Jogo muito disputado e, por vezes, demasiado agressivo. Daí a necessidade do árbitro em controlar desde cedo o desafio com admoestações disciplinares.

33' - Rizzoli mantém o critério: entrada dura de Jesus Gámez sobre Alex Sandro e amarelo para o lateral-direito espanhol.

31' - Joaquín tenta surpreender Helton e, da direita, aponta à baliza portuguesa. A bola sai relativamente perto da "quina" da barra.

30' - Mais um amarelo para o FC Porto: Alex Sandro.

28' - Primeiro amarelo do Málaga: Demichelis.

27' - Grande pontapé de Defour! O belga, à entrada da área, tira um adversário do caminho e dispara. A bola sai por cima da barra.

24' - Cartão amarelo para Defour.

24' - Do canto, nada resulta. Afasta a bola a defesa do Málaga.

23' - Lucho visa a baliza de Caballero, mas a bola sai por cima. Ainda houve um desvio, por isso, teremos canto...

22' - Helton atento. Cruzamento rasteiro de Saviola, do lado direito, na linha de fundo. A bola é agarrada de pronto pelo guardião portista.

20' - Muitas perdas de bola a meio-campo. Ambas as equipas querem fazer da velocidade um meio mais rápido para tentar surpreender o adversário. Mas, "depressa e quem...".

17' - Primeiro amarelo do desafio, para Otamendi.

14' - FC Porto aposta tudo nas desmarcações céleres de Jackson Martínez. Agora, é Fernando a isolar o "Cha cha cha", mas o passe sai com demasiada força e a bola sobra para Caballero.

12' - Cabeceamento de Júlio Baptista, na sequência de um livre de Isco. A bola sai ao lado do poste esquerdo da baliza de Helton.

9' - Uiiiiiiii! Danilo à beira do golo! Varela descobre o brasileiro que, de forma cruzada, dispara por cima da barra da baliza de Caballero.

9' - Helton, qual líbero, afasta a bola da zona de perigo! Passe batido para as costas da defesa portista, com Joaquín a aproximar-se em velocidade. Com tranquilidade, o guarda-redes brasileiro desvia a bola e inicia a jogada de ataque.

7' - Primorosa assistência de Moutinho! De calcanhar, o "8" do FC Porto isola Jackson Martínez que, contudo, permite a antecipação a Demichelis. Passa o perigo para a baliza de Willy Caballero.

5' - Partida disputada ao mílimetro, como se esperava. Mas é o FC Porto que controla o ritmo...

2' - É o "ADN" do FC Porto a fazer-se sentir no Sul de Espanha. Maior posse de bola para os azuis-e-brancos nestes instantes iniciais do desafio.

1' - Na primeira mão, os dragões venceram por 1-0, graças a um golo solitário de João Moutinho. Hoje decide-se quem passa aos quartos-de-final da Champions.

1' - Ambiente electrizante no La Rosaleda. "Casa cheia", com cerca de 35 mil espectadores. Dois mil adeptos portistas nas bancadas.

1' - Arranca a partida, em Málaga. Sai o dragão.


Ficha de Jogo

Liga dos Campeões: 2ª mão dos oitavos-de-final
Estádio La Rosaleda, Málaga
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

FC Porto
Helton; Danilo, Mangala, Otamendi e Alex Sandro (70'); Fernando, Lucho e Moutinho (45'); Defour, Jackson Martínez e Silvestre Varela (58').
Suplentes: Fabiano, Maicon (58'), Castro, Izmailov, James Rodríguez (45'), Liedson e Christian Atsu (70').
Treinador: Vítor Pereira.

Málaga
Willy Caballero; Jesus Gámez, Weligton, Demichelis e Antunes; Joaquín (87'), Toulalan, Iturra e Isco; Saviola (79') e Julio Baptista (74').
Suplentes: Kameni, Lugano, Sergio Sánchez, Camacho (87'), Piazón (79'), Seba e Santa Cruz (74').
Treinador: Manuel Pellegrini.

Golos: Isco (43'), Santa Cruz (77').

Disciplina: Defour (segundo amarelo, 49').