Portugal é o 11.º país mais livre do mundo

09 mar, 2023 - 19:50 • Diogo Camilo

Suécia, Finlândia e Noruega lideram o índice das liberdades, que avalia países em matéria de direitos políticos e liberdades civis. Pontuações voltaram a recuar pelo 17.º ano consecutivo, mas declínio é o menor dos últimos anos.

A+ / A-

As liberdades individuais voltaram a recuar pelo 17.º ano consecutivo, mas Portugal foi exceção. O país subiu um ponto e ocupa o 11.º lugar no índice de liberdade Freedom House, uma organização sem fins lucrativos que avaliou 210 países e territórios no que diz respeito a direitos políticos e liberdades civis.

No topo da tabela estão Suécia, Finlândia e Noruega, com pontuação máxima, seguidos de Nova Zelândia, Canadá, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Dinamarca e San Marino.

Portugal, com 96 dos 100 pontos, está no grupo seguinte, com Bélgica, Japão e Suíça. O país regista 39/40 pontos no que diz respeito a direitos políticos e 57 em 60 no campo das liberdades civis.

Segundo o relatório “Freedom in the World”, 84 dos 195 países avaliados estão no patamar de países "totalmente livres", comparativamente aos 44 dos 148 países analisados em 1973.

Alguns países, como Colômbia, Quénia e Malásia, viram mudanças pacíficas de poder e foram dos que mais subiram, enquanto Síria e Sudão do Sul ocupam os últimos lugares, seguidos de Turquemenistão, Coreia do Norte e Eritreia.

Os valores do índice, no geral, caíram mais uma vez, embora o declínio tenha sido o menor dos últimos 17 anos. Ao todo, 34 países apresentaram melhorias em relação ao ano passado, enquanto outros 35 países regrediram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+