Infografia

Mapa da Guerra na Ucrânia. Bombardeamentos em Mariupol e exército russo mais próximo de Kiev

24 fev, 2022 - 11:34 • Joana Gonçalves

A Rússia iniciou, a 24 de fevereiro, uma invasão militar à Ucrânia e mais de 20 dias depois a ofensiva continua, cada vez mais próxima do centro de Kiev. Mais de 1.300 soldados ucranianos e 816 civis morreram nesta guerra, que ameaça agora dar início a uma crise alimentar global, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC). Confira aqui, em direto, os desenvolvimentos da invasão russa à Ucrânia.

A+ / A-

A Rússia lançou, no dia 24 de fevereiro de madrugada, uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 2.000 mortos, incluindo 816 civis, e mais de 2.000 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 6,5 milhões de deslocados internos e 3 milhões de refugiados que procuram abrigo na Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

Foram, entretanto, abertos nove corredores humanitários para servir as regiões mais afetadas, de Mariupol, Sumy, Trostyanets, Lebedyn, Konotop, Krasnopillya e Velyka Pysarivka.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Acompanhe aqui os desenvolvimentos da situação na Ucrânia, ao minuto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+