Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da Ucrânia: "Não devemos nada a ninguém, não damos nada a ninguém"

22 fev, 2022 - 00:23 • Redação

Volodymyr Zelensky fala ao país em reação à entrada de tropas russas no leste do país nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk.

A+ / A-

O presidente da Ucrânia reagiu ,esta terça-feira de madrugada, à entrada dos russos no leste do país, num discurso em que pediu pedir paz na região. Isto enquanto descreve as ações da federação russa "como uma violação da integridade e soberania da Ucrânia".

Volodymyr Zelensky enfatizou, após as movimentações da Rússia na fronteira Leste, o país que "não deve nada a ninguém e não vai dar nada a ninguém.”

Acrescentou ainda que independentemente de qualquer declaração da Rússia, as fronteiras da Ucrânia não vão sofrer alterações.

"Não temos medo", reforçou o chefe de Estado, acusando ainda a Rússia de destruir o processo de negociações para promover a paz, que estava a decorrer.

Zelensky diz também que está à espera "de medidas claras e efetivas de apoio de nossos parceiros", e que aguarda por um apoio claro do Ocidente.

Enquanto Zelensky pede paz, há colunas de grande envergadura de veículos e equipamentos militares a mover-se em Donetsk, a maior cidade da autoproclamada república no leste da Ucrânia, informou a Reuters.

O presidente ucraniano manifestou ainda a intenção de realizar uma reunião ao mais alto nível que junte as lideranças da Rússia, da Ucrânia, da França e da Alemanha.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o reconhecimento da independência das províncias separatistas do Leste da Ucrânia e acusa a NATO de transformar os territórios ucranianos num "teatro de guerra".Escalada de tensão no Leste da Europa.

Mais tarde, o exército russo entrou nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk para realizar "funções de manutenção da paz".

De acordo com o decreto presidencial, assinado esta segunda-feira por Vladimir Putin, Moscovo ordenou o envio de militares russos para o Donbass, na leste da Ucrânia.

"O exercício pelas Forças Armadas da Federação Russa no território da República Popular de Donetsk é de funções de manutenção da paz", pode ler-se no documento.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+