​Menos de um mês para a JMJ. É preciso pagar bilhete para ver o Papa?

10 jul, 2023 - 07:00 • Cristina Nascimento

Francisco chega a Portugal a 2 de agosto e parte no dia 6, último dia da Jornada Mundial da Juventude. Peregrinos da JMJ precisam de uma inscrição, mas todos os eventos com a presença de Francisco são abertos ao público.

A+ / A-

A cerca de três semanas do arranque da Jornada Mundial da Juventude, muitas pessoas, inscritos ou não no evento, fazem planos para, de alguma forma, participarem no evento.

Muitos querem saber onde é que o Papa vai estar e como podem estar o mais próximo de Francisco.

A organização garante que “toda a gente pode ir ver o Papa” e que não há qualquer espécie de pagamento.

Nesta altura, cerca de 330 mil peregrinos já terminaram o processo de inscrição e quase 700 mil jovens estão na primeira fase de inscrição.


Quem não se inscreveu como peregrino da JMJ pode ir ver o Papa?

Toda a gente pode ir ver o Papa. Jovens ou não jovens, portugueses ou estrangeiros, católicos ou de qualquer outra confissão religiosa, ou mesmo sem qualquer crença. As inscrições foram só necessárias para os peregrinos - sobretudo internacionais - que requeriam à organização da JMJ alojamento, alimentação e transportes durante todos os dias do encontro.

Onde é que se pode ir ver o Papa?

Francisco vai estar cinco dias em Portugal, sendo a mais longa visita de um Papa a Portugal, em cinco localidades diferentes: Lisboa, Loures, Cascais, Oeiras e Fátima. O programa oficial do Papa pode ser consultado aqui. Alguns eventos são exclusivos para convidados, mas há eventos públicos, como por exemplo, a cerimónia de acolhimento, no Parque Eduardo VII; a Via Sacra com os jovens, também no Parque Eduardo VII, a recitação do Terço, na Capelinha das Aparições, em Fátima; a vigília com os jovens, no Parque Tejo; a Missa, no Parque Tejo.

E é preciso comprar bilhetes para ver o Papa?

A entrada é sempre livre. Não há bilhetes, nem pulseiras ou cartões de acesso. Este é um encontro aberto a todos. A organização diz que “só podia acontecer assim com o Papa Francisco, intransigente defensor do Acolhimento, da Proximidade e do Amor ao próximo”.

A JMJ está principalmente virada para os jovens, mas muitos idosos e pessoas com mobilidade reduzida quererão ir aos momentos onde o Papa marca presença. A JMJ está pensada para pessoas nestas condições?

A organização responde que a “JMJ é um acontecimento para todos e as acessibilidades estão entre as prioridades”. Até agora estão inscritos 1.500 peregrinos com deficiência e dificuldades de mobilidade.

E quem não está inscrito oficialmente como peregrino, consegue ter acesso aos espaços?

A organização da JMJ garante que todos os locais do evento são acessíveis a todas as pessoas. Quanto aos meios para chegar a esse locais, a organização confia nos transportes públicos da cidade que são adaptados a todas as pessoas. No entanto, adverte a organização, não é possível preparar espaços para pessoas com necessidades especiais que a organização não sabe que vão participar.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isaac Oliveira
    20 jul, 2023 Lisboa 15:44
    Boa tarde ,queria ser ajudante na jmj
  • Maria
    11 jul, 2023 Palmela 00:08
    A diocese setubal hoje meteu um catratraplasma na torre da minha igreja" nao entendi nada daquilo acredito que a grande maioria das pessoas nao entendem nada daquilo " mas se a capela da casa mortuaria que esta em obras" tiver uma porta na casa banho de modo a que as pessoas nao se molhem toda gente vai entender!

Destaques V+