JMJ 2023

Coimbra. Símbolos da JMJ chegam à cidade dos estudantes

02 abr, 2023 - 21:34 • Teresa Paula Costa

Símbolos vão percorrer diocese até 30 abril, dia em que entram na diocese de Leiria-Fátima, pelo concelho de Pombal.

A+ / A-

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegaram nesta tarde de domingo a Coimbra, depois da passagem por Aveiro. É a 18ª diocese a receber o ícone de Nossa Senhora e a Cruz de Cristo, dois símbolos da paz e do amor que os jovens querem levar a todos.

Chegaram de comboio, tinham à sua espera mais de uma centena de jovens, bombeiros, polícias e curiosos e foram levados nos carros dos soldados da paz, em cortejo, até ao convento de Santa Clara-a-Nova onde, à entrada, se juntaram à imagem da Rainha Santa que raramente sai, mas que, neste domingo, abriu uma exceção. Ali, os símbolos receberam as boas-vindas de entidades religiosas e oficiais e centenas de populares.


Para o presidente da Câmara municipal de Coimbra, os símbolos carregam uma mensagem que a todos diz respeito.

“A principal mensagem é paz e amor, que se todos nós vivêssemos em paz e nos amássemos uns aos outros, o mundo seria muito melhor”, salientou José Manuel Silva. Para o autarca é também importante a ideia de que “independentemente de todas as vicissitudes da vida, há sempre esperança e há sempre alguém que está à nossa espera para nos dar uma mão.”

Uma mensagem que o bispo de Coimbra gostaria que chegasse a todos.

"Nós sentimos que temos uma responsabilidade grande pelo facto de tantos milhares de jovens passarem por aqui", começou por assumir D. Virgílio Nascimento.

Em declarações aos jornalistas, o bispo reconheceu que "gostávamos que fosse um momento forte da renovação da humanidade”, porque ela “precisa tanto de luz, de entusiasmo, de Esperança, de amor, de justiça, de paz”. Embora sejamos “uma pequenina parte da humanidade”, afirmou D. Virgílio Nascimento, “acreditamos que temos também um papel a desenvolver na renovação da humanidade”.


O bispo salientou ainda que “embora (os símbolos) sejam uma marca cristã específica e concreta”, eles “são abertos a todos os homens e mulheres de boa vontade que querem fazer algo em comum uns com os outros”.

Ao longo do mês de abril, muitas serão as atividades a decorrer na diocese de Coimbra em torno dos símbolos da JMJ. Algumas visam cativar os jovens de outras confissões religiosas ou sem religião. Segundo D. Virgílio Antunes, foram preparadas atividades do âmbito “da arte, da cultura, do desporto, um conjunto imenso de outras realidades e possibilidades que são portas abertas para o anúncio do evangelho, mesmo que não ainda explicitamente”.

São atividades que permitem às pessoas “continuarem a sua reflexão, o seu caminho interior, talvez para um dia chegarem a uma fé explícita ou, pelo menos, para chegarem a pessoas boas que defendem a paz, a justiça, a dignidade humana, o valor da vida em todas as situações”, acrescentou o bispo.


As atividades têm vindo a ser preparadas pelo comité organizador diocesano em colaboração com o secretariado da pastoral juvenil.

Mariana Martinho, a coordenadora do secretariado reconhece que nem sempre é fácil conquistar os jovens de outras confissões religiosas, pois raras vezes esse assunto é abordado nas conversas entre estudantes. No entanto, há que fazer esse esforço.


Para a jovem “os símbolos, mais do que falar sobre a fé, mostram a presença, a proximidade entre as pessoas e a proximidade da cruz de Jesus, que é amor, e Maria, que é o colo terno para a humanidade”, um “espaço onde elas podem encontrar o amor”.

Os símbolos da JMJ foram na noite deste domingo encaminhados para Ferreira do Zêzere, onde vão ficar até ao meio da semana, para depois regressarem a Coimbra onde vão estar presentes nas celebrações pascais. As 30 de abril entrarão na diocese de Leiria-Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+