Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diocese de Santarém não tem sacerdotes identificados na lista de alegados abusadores

09 mar, 2023 - 11:04 • Olímpia Mairos

Bispo e Comissão Diocesana de Proteção de Menores mostram-se disponíveis “para escutar todas as pessoas que tenham motivo de denúncia de abusos ou comportamentos inadequados”.

A+ / A-

A diocese de Santarém confirmou esta quinta-feira, em comunicado, que nenhum sacerdote foi identificado na lista de alegados abusadores da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica.

“Na passada sexta-feira, na Assembleia Plenária da CEP, não lhe foi entregue [a D. José Traquina] nenhum envelope com nomes de sacerdotes abusadores a investigar”, lê-se na nota publicada no site da diocese.

Num esclarecimento prestado à Renascença, o responsável pela comunicação da diocese, o sacerdote João Ramalho Ribeiro, adianta que “foram sinalizados dois casos em 2013, julgados civicamente e canonicamente, referentes a um padre”, mas que nem essa informação consta da lista recebida.

O levantamento que consta do relatório da Comissão Independente, apresentado publicamente no dia 13 de fevereiro, dava conta de nove vítimas na Diocese de Santarém, e nove abusadores, entre os quais sete padres e dois leigos.

O comunicado acrescenta, ainda, que “o Bispo de Santarém e a Comissão Diocesana de Proteção de Menores continuam disponíveis para escutar todas as pessoas que tenham motivo de denúncia de abusos ou comportamentos inadequados” e que “tudo farão para assegurar um ambiente seguro para as crianças e para todos”.

A Comissão Diocesana, como deve acontecer com as restantes no país, irá ser reestruturada “de acordo com as novas indicações”.

O comunicado lembra, ainda, que a área geográfica da Diocese abrange apenas 13 municípios dos 21 que constituem o distrito de Santarém, e que apesar da CI ter estudado o período desde 1950 (72 anos), a diocese só foi criada em 1975, há 48 anos.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+