Tempo
|

«Olhai os lírios do campo».Saiba o que significa o brasão episcopal de D. José Tolentino Mendonça

28 jul, 2018 - 16:47 • Ecclesia

O brasão evoca a ligação histórica de Portugal ao Vaticano.

A+ / A-

O brasão episcopal de D. José Tolentino Mendonça, apresentado este sábado durante acerimónia de ordenação de D.José Tolentino de Mendonça a arcebispo, evoca a ligação histórica de Portugal ao Vaticano, numa homenagem “ao encontro de culturas e alargamento de mundos”.

A imagem apresenta um elefante, recordando que o primeiro desses animais a chegar à Europa, em particular a Roma, foi trazido pelos navegadores portugueses.

“Trata-se assim de uma identificação do país de proveniência do arcebispo”, assinala a explicação que acompanha a apresentação do brasão.

O escudo, de forma gótica, é sublinhado pelo lema episcopal do novo bibliotecário e arquivista da Santa Sé: “Olha os lírios do campo”.

A passagem do Evangelho segundo São Mateus propõe “uma sabedoria aberta à hermenêutica do mundo”, que desafia todos os católicos “à simplicidade, à confiança e ao entusiasmo pela beleza da vida”.

Com o lírio, pretende-se assinalar o nome do arcebispo madeirense, José, e “colocar o seu ministério episcopal sob o olhar paterno de São José”, representado na iconografia cristã por essa flor.

No topo do escudo está uma Bíblia aberta com as letras gregas alfa e ómega, uma referência à pessoa de Jesus Cristo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Graça Foles Amiguinh
    30 jul, 2018 V.N. Gaia 12:21
    O mundo precisa de muitos «Tolentinos», muitos poetas com Cristo no coração e com a simplicidade e humildade de S. José.
  • António Siqueira Net
    28 jul, 2018 Mafra 19:31
    Que D José Tulentino seja a estrela que nos guie

Destaques V+