Entrevista ao La Vanguardia

António Costa. “Portugal não cairá nas mãos da extrema-direita”, bloco central “fortalece os extremos”

18 fev, 2024 - 11:32 • Diogo Camilo

Primeiro-ministro deu entrevista a jornal espanhol e revela que, até agora, não foi chamado a dar informações sobre a Operação Influencer. Sobre as legislativas, acredita que bloco central entre PS e AD fortalece o Chega e não dá respostas sobre um futuro em Bruxelas: "A minha vida não depende só de mim."

A+ / A-

Em castelhano e com “tranquilidade” em relação à Operação Influencer, António Costa afirmou este domingo que acredita que a “extrema direita populista vai descer” em relação às sondagens divulgadas nas últimas semanas e que um bloco central entre PS e Aliança Democrática apenas fortaleceria o Chega.

Numa entrevista ao jornal espanhol La Vanguardia em Barcelona, o primeiro-ministro reconhece um “sistema partidário mais fragmentado” em Portugal face às últimas eleições, mas diz acreditar no poder dos indecisos na subida do PS e da AD.

“É verdade que o populismo cresceu, mas a minha convicção é que, à medida que nos aproximarmos das eleições, as pessoas que não responderam às sondagens vão tomando consciência que têm de votar. Os que dizem estar indecisos vão decidir e o que vamos assistir nas próximas semanas é que de um lado, o Partido Socialista, e do outro, a aliança das direitas, vão subir e a extrema direita populista vai descer”, afirmou.

Para isso, defende, não pode haver um bloco central. "Aconteceu uma vez, em 1983, mas não creio que será esta a opção. A minha convicção é que, salvo circunstâncias absolutamente excepcionais, um governo de grande coligação, como na Alemanha, teria o efeito de fortalecer os extremos”, considera.


António Costa sublinha a mudança de Portugal nos últimos 50 anos desde o 25 de abril de 1974, a nível de educação, de saúde, de economia ou de justiça.

Questionado sobre se existe em Portugal nostalgia do salazarismo, o primeiro-ministro negou. "Nem sequer a extrema-direita expressa essa nostalgia. Os seus temas são outros: a agressividade contra a imigração, o ódio contra ciganos, um fascínio pelo discurso autoritário, mas não se atrevem a expressar nostalgia pela ditadura."

Falando sobre as eleições europeias, Costa diz que este é um "momento muito importante" para o bloco, referindo que é necessária uma "maior integração" e que nos próximos anos teremos uma Europa ampliada, com os Balcãs ocidentais e uma Ucrânia em paz.

Sobre um possível papel em Bruxelas, Costa foi taxativo. "A minha vida não depende só de mim. Não vamos especular sobre o seu futuro. O mais importante é que em junho surja uma maioria clara de apoio ao projeto europeu."

Operação Influencer? "Ninguém falou comigo"

Falando sobre a Operação Influencer, em que o seu nome foi implicado, diz que a justiça “tem de fazer o seu trabalho” e que a respeita, revelando que até agora não foi chamado a dar informações.

“A única coisa é que fui informado que, numa escuta, duas pessoas que não conheço diziam que podiam contar comigo para resolver um problema. Ninguém falou comigo sobre esse problema. As autoridades abriram uma investigação, mas até agora ninguém falou comigo ou pediu informações”, afirma Costa.

O primeiro-ministro diz ainda estar “tranquilo” com o desfecho do caso. “O julgamento cabe ao sistema e devemos respeitá-lo. Eu estou na minha tranquilidade, conheço qual será a decisão final. Não sei quando será, em que fase será, mas conheço-a porque sei a realidade mas não vou discutir publicamente o assunto. Quando a justiça quiser falar comigo, sabe onde estou.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    18 fev, 2024 Leiria 20:48
    Extrema direita ? Chega ? O grande legado de Costa.

Destaques V+