A+ / A-

Ministério das Infraestruturas

Frederico Pinheiro apresenta queixa-crime contra Costa e Galamba

27 out, 2023 - 12:35 • Redação

Ex-adjunto de Galamba justifica queixa-crime "pelo facto de o sr. primeiro-ministro e o sr. ministro das Infraestruturas terem proferido graves juízos falsos" que o visaram.

A+ / A-

O antigo adjunto do ministro das Infraestruturas, Frederico Pinheiro, avançou com uma queixa-crime contra João Galamba e o primeiro-ministro, António Costa, após ter sido acusado por estes de "roubar" um computador do Estado que acabou por ser recuperado pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS).

A notícia tinha sido avançada esta sexta-feira pelo "Público", citando o próprio ex-adjunto de Galamba, que diz ter sido vítima de uma "condenação pública" e que defende que os dois membros do Governo, pelos cargos que ocupam, deveriam ter tido uma "atuação diversa daquela que adotaram, abstendo-se de fazer uma verdadeira condenação pública" da sua pessoa "perante a comunicação social".

Entretanto, à Renascença, a Procuradoria-Geral da República confirmou que a queixa-crime foi entregue ao Ministério Público, "a qual deu origem à instauração de inquérito".

Questionado sobre o porquê desta queixa-crime, que foi apresentada há dois dias no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) em Lisboa, Frederico Pinheiro explica ao Público que tomou a decisão "pelo facto de o sr. primeiro-ministro e o sr. ministro das Infraestruturas terem proferido graves juízos falsos" que o visaram.

“Cientes do relevo mediático inerente às funções públicas que exercem, quiseram e conseguiram difamar-me perante a opinião pública, imprimindo, sem qualquer motivo legítimo, terror à minha conduta no que concerne aos acontecimentos ocorridos no dia 26 de abril, quando nem sequer os presenciaram como, de resto, admitiram publicamente”, adianta o ex-adjunto de Galamba.

Nesse dia, foram feitas denúncias contra Frederico Pinheiro por violência física no Ministério das Infraestruturas e pelo alegado furto de um computador portátil já depois de o adjunto de Galamba ter sido despedido.

A polémica aumentou de tom quando os media noticiaram o envolvimento do SIS no caso para recuperar esse computador de serviço que o ex-adjunto teria tentado levar consigo após a demissão.

O caso chegou às mais altas patentes políticas, criando inclusivamente uma divergência entre o primeiro-ministro e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quanto à manutenção de Galamba no executivo. No seguimento do caso, o ministro das Infraestruturas apresentou demissão, que Costa não aceitou.

[Atualizado às 19h40]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    27 out, 2023 aldeia 16:39
    Na volta , ele ainda vai ser preso........

Destaques V+