Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lula da Silva assume que vai celebrar "com muita alegria" as cerimónias do 25 de abril

22 abr, 2023 - 14:41 • Redação

Interrogado sobre o facto de não participar nas cerimónias do 25 de Abril na Assembleia da República, o presidente brasileiro admite vir do Brasil com a "agenda feita".

A+ / A-

Questionado sobre o facto de não assistir à sessão solene do 25 de Abril na Assembleia da República, Lula da Silva afirmou, este sábado, na conferência de imprensa junto a Marcelo Receblo de Sousa, que veio do Brasil com a "agenda feita com muita antecedência".

"Fui convidado para participar na celebração da comemoração da Revolução dos Cravos e é com muita alegria que eu vou participar, seja de manhã, à tarde, só espero que não seja à noite", disse o presidente brasileiro Lula da Silva.

O líder brasileiro participará apenas numa sessão na Sala do Senado, na próxima terça-feira, último dia de visita oficial a Portugal, antes de viajar para Madrid.

Já o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu que a fórmula encontrada para a presença de Lula da Silva foi "feliz e inteligente".

"O fundamental é que ficasse claro que havia essa ligação e fica claro quando é no dia 25 de abril que coincidem a sessão de receção ao presidente Lula e depois a sessão tradicional de celebração interna do 25 de Abril. É só nesse dia. Pareceu uma fórmula inteligente e feliz de a Assembleia da República, ao mesmo tempo, acolher o presidente desse primeiro grande momento de viragem na história do império colonial português, com a independência da potência que é o Brasil, e depois celebrar, também no mesmo dia, aquilo que foi uma segunda vaga tardia de independências".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+