Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Visita de Lula a Portugal sob protestos por causa da Ucrânia e da sessão no 25 de Abril

22 abr, 2023 - 08:13 • Manuela Pires

Portugal é o primeiro país europeu que Lula da Silva visita desde que chegou à presidência do Brasil. Para além dos encontros oficiais com o primeiro-ministro e o Presidente da República, Lula da Silva entrega o prémio Camões a Chico Buarque.

A+ / A-

Lula da Silva chega à Europa poucos dias depois de ter sido criticado pela União Europeia por ter defendido que os países da NATO estão a ajudar a prolongar a guerra na Ucrânia. Poucos dias antes de viajar para Lisboa, o Presidente brasileiro retocou o discurso e veio dizer que condena a invasão da Ucrânia, apontando a necessidade urgente de trabalhar pela paz.

Apesar desta condenação, as declarações do Presidente brasileiro foram criticadas por vários partidos. O Chega marcou mesmo um protesto para a Assembleia da República. No dia 25 de Abril são esperadas manifestações também de apoiantes na manhã em que Lula discursa no Parlamento.

A presidência brasileira garante que esta viagem “faz parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil com seus principais parceiros, como já foi o caso da visita à China, há 10 dias, e aos Estados Unidos, Argentina e Uruguai nesse início de governo”, indica em comunicado.

Com mais de 250 mil brasileiros que residem em Portugal legalmente, o programa oficial da visita não contempla qualquer encontro com a comunidade brasileira.

Lula chegou sexta-feira de manhã a Lisboa. Este sábado a visita começa com um encontro em Belém com Marcelo Rebelo de Sousa e, durante a tarde, um dos pontos altos da visita é a 13.ª Cimeira Luso-Brasileira, que se realiza no Centro Cultural de Belém.

Na anterior Cimeira Luso-Brasileira, em 2016, que também não se realizava há três anos, entre o primeiro-ministro, António Costa, e o então Presidente do Brasil, Michel Temer, foram assinados “cinco acordos bilaterais nas áreas da mobilidade elétrica, literatura e ciência e cooperação para o desenvolvimento”, lê-se na página oficial do Governo português.

Sete anos depois, vão ser assinados 13 acordos entre os dois países, incluindo a cooperação entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para produção audiovisual, da Fundação Oswaldo Cruz com diversos ministérios de Portugal e para equivalência de estudos nos níveis fundamental e médio, entre outros, indica o comunicado do Palácio do Planalto.

Segundo uma fonte do executivo brasileiro à agência Lusa, a possibilidade de exportação do avião KC-390, que já é produzido pela empresa brasileira Embraer em Portugal, para outros países da União Europeia vai ser um dos assuntos a ser discutido entre os dois governos. Na agenda da cimeira consta também um capítulo dedicado aos assuntos da comunidade brasileira que vive em Portugal.

Lula da Silva vem acompanhado de sete ministros: Defesa, Educação, Cultura, Saúde, Ciência, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania, e ainda do presidente do Instituto de Turismo Brasileiro, Embratur.

Segundo o programa oficial, no domingo, Lula da Silva tem programa privado. Na segunda-feira, em Matosinhos, participa no Fórum de Negócios Portugal-Brasil, juntamente com o primeiro-ministro, António Costa.

Haverá ainda a assinatura da renovação do protocolo de entendimento entre a AICEP e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ÁPEX).

Quatro anos depois Chico Buarque recebe Prémio Camões

Na véspera do 25 de Abril, o Presidente brasileiro vai entregar o Prémio Camões a Chico Buarque.

O músico e escritor brasileiro foi galardoado com o Prémio Camões em 2019, mas a cerimónia de entrega nunca se realizou depois de várias críticas feitas às políticas culturais do anterior Presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Em entrevista à agência Lusa, a ministra brasileira da Cultura, Margareth Menezes, considerou que a entrega do Prémio Camões de 2019 ao músico em Portugal simboliza o regresso aos valores democráticos no Brasil.

“Chico Buarque é um artista e um cidadão que, para nós, tem uma representatividade muito alta”, pela “dimensão da obra dele, pelo que ele representa para o povo brasileiro, para a democracia”, afirmou a ministra, acrescentando que “foi um artista que sempre se envolveu e se colocou na luta a favor da democracia" e contra a ditadura, através das suas obras.

O autor da canção “Tanto Mar”, lançada em agosto de 1975, para festejar a Revolução dos Cravos, recebe o prémio no Palácio Queluz, em Sintra.

A visita de Lula da Silva termina no dia 25 de Abril, com uma sessão de boas-vindas na Assembleia da República, que mereceu também críticas por parte dos partidos da direita, que não concordam com a presença do Presidente do Brasil no dia em que o Parlamento celebra a revolução com uma sessão solene que conta com um discurso de Marcelo Rebelo de Sousa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • marcio catalan
    23 abr, 2023 Santo André 13:57
    Um Ladrao,mentiroso e apoiador de ditaduras como Venezuela,Nicaragua,Cuba ,Russia e etc falando de democracia e sendo recebido pelas autoridades portuguesas é uma vergonha.
  • Vander S. Cardoso
    22 abr, 2023 Brasil 10:50
    Vergonha. Um condenado por roubo sendo recebido com honras. O que esse ser desprezível fez refletiu, principalmente, na falta de saúde para os mais pobres e educação precária para as crianças. O lugar dele é na cadeia.

Destaques V+