Tempo
|

Dados do INE

Maior número de casamentos em 12 anos. Idade média dos casais subiu cinco anos

28 abr, 2023 - 16:04 • Diogo Camilo

Em 2000, os portugueses davam o nó pela primeira vez oito anos antes do que o fazem agora. A idade média do primeiro casamento no ano passado foi de 35 anos para homens e de 33 anos e meio para mulheres. Dois em cada três casais já moram juntos antes de casar.

A+ / A-

O ano de 2022 teve o maior número de casamentos desde 2010, à boleia dos matrimónios que não foram realizados com a pandemia da covid-19, mas a primeira boda acontece cada vez mais tarde. No ano passado, a idade média do primeiro casamento foi superior a 35 anos para homens e de 33 anos e meio para mulheres, as mais altas de sempre.

Segundo dados das Estatísticas Vitais do INE, divulgadas esta sexta-feira, nos últimos dez anos foi registado um aumento de quatro anos na idade média ao primeiro casamento.

Em 2000, os portugueses casavam oito anos mais cedo (aos 27 anos, no caso dos homens, e aos 25 anos, no caso das mulheres).

Comparando com os números de 2021 no resto da União Europeia, só em Espanha, Itália e Dinamarca é que os homens casam mais tarde que em Portugal: no país vizinho, a média do primeiro casamento era de cerca de 37 anos para homens e de quase 35 anos para mulheres.

No ano passado, a idade média de todos os casados em Portugal, seja primeiro casamento ou outro, foi de 39,9 anos para os homens e 37,4 anos para as mulheres, um número que também tem vindo a aumentar.

Dois em cada três casais já moravam juntos antes de casar

Ao todo, em 2022 celebraram-se 36.952 casamentos, quase mais oito mil que no ano anterior, e o maior número de sempre de bodas entre pessoas do mesmo sexo. Foram realizados 413 casamentos entre homens e 388 entre mulheres, para um total de 801 matrimónios no ano passado.

Dos quase 37 mil casamentos celebrados em Portugal no ano passado (mais 7.895 que no ano anterior), 36.151 realizaram-se entre pessoas de sexo oposto (tinham sido cerca de 28 mil em 2021).

No total de casamentos entre pessoas de sexo oposto, quase 10 mil (26,7%) foram celebrados pelo rito católico, cerca de 27 mil (73%) na forma civil e 115 (0,3%) segundo outras formas religiosas.

Em mais de dois terços dos casamentos realizados em 2022, os casados já partilhavam casa na altura do matrimónio (cerca de 25 mil casamentos), um número que, segundo o INE, tem vindo “a crescer significativamente” nos últimos anos e que passou a ser caso mais comum desde 2013.

O Instituto Nacional de Estatísticas aponta ainda que no mês de fevereiro foram registados oito vezes mais casamentos que no mesmo mês do ano anterior, algo que pode ser explicado pelo confinamento de 2021 devido à pandemia da Covid-19. Setembro foi o mês em que se realizaram mais casamentos: 5.165.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+