Tempo
|

Guerra na Ucrânia

Encontrar alojamento ou construir um powerbank. Plataforma apresenta soluções de emergência para vítimas da guerra

17 mar, 2022 - 00:14

Inicialmente, a plataforma tinha o objetivo de divulgar soluções ao nível da saúde. A guerra na Ucrânia levou os investigadores a diversificar a oferta com soluções que respondam às necessidades das populações afetadas pelo conflito.

A+ / A-

A Patient Innovation é uma plataforma criada por investigadores portugueses com o objetivo de divulgar soluções ao nível da saúde, desenvolvidas por médicos, doentes e cuidadores informais.

Mas, em cenário de guerra, a plataforma decidiu alargar o seu âmbito e, tal como aconteceu com a Covid-19, lançou várias soluções para as pessoas que agora estão a ser vítimas da guerra da Rússia contra a Ucrânia, seja no terreno ou em fuga para outro país. A plataforma já tem 32 soluções, mas muitas outras estão a ser avaliadas para disponibilizar.

“Das mais simples às mais complexas, mas não demasiado, porque em contexto de guerra podem não ser exequíveis. Há de tudo um pouco”, explica Pedro Oliveira, um dos criadores da plataforma Patient Innovation, em declarações à Renascença.

Como se produz um kit de emergência, como construir um powerbank, tão necessário quando o telemóvel é uma ferramenta essencial de comunicação, nomeadamente entre famílias, e nem sempre há onde o carregar; como fazer um purificador de água ou “desenrascar” uma antena de rádio ou televisão, numa situação em que as estruturas são destruídas. Como fazer um chuveiro portátil ou uma estação para higiene pessoal; velas de emergência, uma lanterna ou um fogareiro.

São apenas alguns exemplos de situações para as quais a plataforma apresenta soluções, com instruções tão simples quanto possível e em ucraniano, para que todos possam entender.

Soluções de emergência para muitos milhares de pessoas que até há poucas semanas tinham tudo ao dispor quase de forma automática e nunca tiveram de se preocupar com emergências.

A plataforma explica, também, como é que os refugiados podem procurar alojamento noutros países e em que condições. Há ainda informação especialmente dirigida a cientistas ucranianos, com diversas universidades em todo o mundo a abrir posições para os acolher, nem que seja temporariamente.

Há ainda aplicações vocacionadas para a saúde mental e que ajudam a gerir a ansiedade.

“Coisas básicas, muito necessárias em contexto de guerra”, resume Pedro Oliveira.

A equipa do Patient Innovation está, entretanto, a avaliar mais sugestões que chegam à plataforma, para ver as que podem ser úteis e vale a pena divulgar e partilhar, de forma a chegarem a muita gente.

“Se não ajudarem porque acabou a guerra, fico muito satisfeito, mas para já, podem ajudar aqueles que estão a passar por grandes dificuldades, seja na Ucrânia ou em fuga para outros países”.

Toda a informação está disponível em https://patient-innovation.com/activity/helpukraine

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+