Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha

Jovens roubam imagem do Menino Jesus e pedem resgate de dez mil euros

30 dez, 2022 - 11:20 • Olímpia Mairos

Foi furtada do presépio de Barberà del Vallès, em Barcelona. Autarquia espera que tudo não passe de uma brincadeira e pede aos jovens que devolvam a figura o mais rapidamente possível.

A+ / A-

Dois jovens, aparentemente menores de idade, roubaram na quarta-feira a figura do menino Jesus da manjedoura de Barberà del Vallès, próximo da capital da Catalunha, Barcelona.

Segundo fontes municipais, citadas pelo jornal El Mundo, os jovens retiraram a figura do menino Jesus da manjedoura, localizada na Plaza de la Vila, minutos antes de os policias a levarem para a esquadra local, procedimento feito todas as noites, precisamente para evitar o roubo, tal como aconteceu em 2005.

Posteriormente, os autores do rapto publicaram nas redes sociais um vídeo em que ironizavam o dispositivo de segurança, garantindo que a figura do menino Jesus, que mostravam ao seu lado, “não passará a noite na esquadra”.

Com a voz distorcida e a cara tapada, pedem um resgate de 10 mil euros e ameaçam, ainda que, caso o seu pedido não seja satisfeito, “o bebé não vai aparecer vivo”.

A Câmara Municipal de Barberà afirmou em comunicado que espera que tudo não passe de uma brincadeira e pediu aos jovens para devolverem a figura o mais rapidamente possível.

Há mais de dez anos, que a polícia local de Barberà mantém um dispositivo de segurança para evitar o roubo das figuras da manjedoura, já que em 2005 desconhecidos roubaram a figura do menino Jesus e há cerca de cinco anos também levaram a Virgem Maria.

Como a manjedoura foi instalada na via pública no dia 2 de dezembro, a polícia local passou a levar a figura do menino Jesus para a esquadra todos os dias por volta das 22h, devolvendo-a, depois, à manjedoura às 6h. Na quarta-feira a imagem foi mesmo roubada, minutos antes da chegada da polícia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+