A+ / A-

Eleições intercalares

Contagem dos votos prossegue nos EUA. Quem está a ganhar as "midterms"?

09 nov, 2022 - 20:13 • Pedro Valente Lima , com Pedro Mesquita

Corrida ao Senado em aberto. Republicanos em vantagem na Câmara dos Representantes. Equilíbrio entre os dois grandes partidos dos EUA verifica-se nos vários capítulos das eleições intercalares - ao ponto de a Geórgia ir a uma segunda volta.

A+ / A-

Nos Estados Unidos, a contagem dos votos para Senado e Câmara dos Representantes ainda decorre sob um cenário final difícil de prever. Favoritos à partida para as "midterms", os republicanos lideram a corrida a ambas as câmaras, mas por uma margem escassa.

Este é o ponto da situação ao início da noite desta quarta-feira. Em relação à totalidade dos 435 assentos em disputa na Casa dos Representantes, o Partido Republicano já garantiu 203 mandatos, com 52,2% - o equivalente a 49,5 milhões - de votos conquistados até ao momento.

De acordo com as projeções da CNN, até agora, o GOP - Grand Ol'Party, como é conhecido nos Estados Unidos - já conseguiu recuperar 11 lugares aos democratas.

Numa campanha em que o antigo Presidente Donald Trump, o Partido Republicano precisa apenas de mais 15 mandatos para atingir os 218 assentos necessários para controlar a Câmara dos Representantes.

O Partido Democrata conta com 187 lugares confirmados, dos quais quatro provêm de círculos eleitorais que haviam votado nos republicanos em 2020.

No total, o partido do Presidente dos EUA, Joe Biden, já contabiliza mais de 43 milhões de votos. Ou seja, ronda 46% das preferências dos norte-americanos para a Casa dos Representantes.

Republicanos estão a dois mandatos do controlo do Senado e Geórgia vai à segunda volta

Já na corrida ao Senado, o embate é (ainda) mais renhido. Dos 100 lugares, apenas 35 se encontram em disputa nestas eleições intercalares.

Deste modo, à partida para as "midterms", os democratas já tinham 36 assentos garantidos, enquanto os republicanos começavam a corrida com 29 senadores confirmados.

Até ao momento, o Partido Democrata soma mais 12 mandatos, resultantes de estados tipicamente "azuis", como a Califórnia, Nova Iorque ou Illinois.

Na Pensilvânia, um dos círculos eleitorais mais imprevisíveis das últimas eleições norte-americanas, Fetterman arrecadou uma vitória crucial para o partido, derrotando Dr. Oz, apresentador de televisão e candidato dos republicanos.

No entanto, o GOP já conseguiu eleger 20 senadores, nomeadamente em regiões tradicionalmente "vermelhas", como o Sul e o Midwest. Deste modo, o Partido Republicano precisa apenas de mais dois senadores para contar com 51 assentos e, consequentemente, a maioria na câmara alta.

Uma eventual vitória no Senado poderá cair para qualquer um dos lados, mas... apenas em dezembro. De acordo com a CNN, Gabriel Sterling, diretor de operações da Autoridade Eleitoral na Geórgia, declara que se terá de realizar uma segunda volta nas votações para senador deste Estado sulista.

Com menos de 10 mil votos por contar, o candidato Democrata, Raphael Warnock, não conseguirá garantir o mínimo de 50% para conquistar um lugar no Senado. No último mês do ano, os eleitores da Geórgia deverão voltar às urnas, sobrando, assim, uma vaga de senador por preencher.

Tudo empatado entre os governadores

Em 36 estados do país, as 'midterms' também procuram eleger novos governadores. Neste capítulo, o panorama eleitoral é, mais uma vez, equilibrado. Tanto Democratas, como Republicanos já garantiram a eleição de 16 governadores dos seus partidos.

Contudo, com base nas projeções da CNN, o Partido Democrata conseguiu 'roubar' dois Estados, que se encontravam nas mãos de líderes do GOP: Maryland e Massachusetts.

Até ao momento, ainda não existem projeções para os governadores dos restantes quatro Estados: Oregon, Nevada, Arizona e Alasca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+