Tempo
|

Guia para o funeral da rainha Isabel II. Como, onde e a que horas?

18 set, 2022 - 23:18 • Fábio Monteiro

Duas cerimónias religiosas, duas procissões. E um momento reservado apenas à família real. Eis o que esperar do funeral da rainha Isabel II.

A+ / A-

Eis que o dia do funeral da rainha Isabel II chegou. E a cerimónia será de monta e com pompa. Conforme Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ontem, este é o adeus definitivo a alguém que representa quase um século “de história”. Dezenas de chefes de Estado vão estar presentes na cerimónia.

Como é que tudo vai decorrer?

Ora, por volta das 6h30 da manhã, as portas do Palácio de Westminster, onde o corpo da rainha tem estado em câmara ardente, serão fechadas. O velório terminará por aí.

Já pelas 8 horas as portas da Abadia de Westminster, onde irá decorrer a primeira cerimónia religiosa do dia, vão abrir para começar a receber convidados.

A urna da rainha Isabel II sairá do palácio pelas 10h45 e será levada para a Abadia de Westminster em procissão. O transporte será feito numa carruagem da Marinha Real em procissão. Neste momento solene, o caixão será acompanhado pela retaguarda pelo rei Carlos III e restante família real. Está previsto que esta travessia não dure muito mais que 10 minutos.

O início do funeral de Estado começará às 11 horas. E se tudo correr conforme o planeado pelas 11h55, perto do final da cerimónia, serão feitos dois minutos de silêncio em todo o Reino Unido. Depois, ao terminar, será entoado o hino nacional.

O périplo até Windsor

Após a primeira cerimónia religiosa, a urna será transportada – por carruagem – até Hyde Park Corner. Aí, será transferida para um carro funerário de Estado e a procissão seguirá até ao Castelo de Windsor. Tal deverá ocorrer por volta das 13 horas.

A viagem até Windor deve demorar, no mínimo, uma hora e meia. Chegada, mais uma vez a urna da rainha será acompanha em procissão – que começará em Albert Road.

Para as 16 horas está marcada a segunda cerimónia religiosa do dia. Nesta, estará presente a família real, mas também a maioria dos líderes políticos estrangeiros que estão por estes dias em Londres a prestar homenagem à monarca falecida.

O enterro – às 19h30 - não será aberto ao público. Será um momento privado, conduzido pelo deão de Windsor, na Capela Memorial Rei George VI, e exclusivo para a família real.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+